A biometria antes utilizada em instituições financeiras migrou para os condomínios residenciais e comerciais para aumentar o controle a e segurança nos edifícios. O controle de acesso biométrico é um sistema de monitoramento que prevê segurança apenas aos moradores ou usuários de um prédio seja ele comercial ou residencial. A identificação pessoal através da biometria evita circulação de pessoas desconhecidas e pode ser instalado em qualquer espaço. Em se tratando de condomínios residenciais, o controle de acesso biométrico é feito com uma amostra digital de todas as pessoas entre moradores, funcionários, empregados e prestadores de serviços, que participam da rotina de circulação de determinado edifício.

A biometria na prática!

Quando efetuado o cadastro da pessoa, as informações são armazenadas num banco de dados responsável por fazer a identificação e interface entre o sistema e os dados da digital inserida. É desta forma, que todos os cadastrados conseguem livre acesso ao entrar e sair de condomínios residenciais ou prédios comerciais. Por isso, a biometria surge como tecnologia de controle do fluxo total de pessoas com a garantia de que apenas as registradas poderão usufruir das dependências do edifício em que se registraram.

O controle de acesso biométrico resulta em segurança e também registro de acesso de funcionários e colaboradores. Bancos, academias, escolas e instituições diversas, utilizam a biometria como parceira no controle de acesso das pessoas.

Vantagens do controle de acesso biométrico

O controle de acesso biométrico é, sem dúvida, um dos meios mais seguros para condomínios. Conheça algumas vantagens:

Registro de informações – Além do reconhecimento pessoal para liberação automática de entrada e saída dos condomínios, o controle de acesso biométrico registra horários e quantidade de vezes acessadas mostrando de forma rápida se a pessoa esteve dentro do prédio caso haja necessidade de identificação.

Praticidade – Praticidade é fundamental para a rotina corrida das grandes cidades. O controle de acesso biométrico permite agilidade no dia a dia caso você tenha que entrar e sair repetidamente num curto intervalo de tempo.

Controle das áreas do condomínio – evitar que um visitante indesejável participe das áreas comuns do edifício mesmo após ter passado pela portaria com autorização do condômino é outra grande vantagem. Desta forma, existe o controle do uso dos equipamentos das áreas sociais e recreativas do condomínio preservando-os, evitando contato com desconhecidos dentro do prédio e garantindo a segurança de todos.

Segurança – a versatilidade do controle de acesso biométrico permite que não somente na portaria, mas nas entradas de cada torre de um condomínio e até mesmo na porta de cada apartamento seja possível fazer uso deste recurso. O acesso biométrico também evita a permanência de indivíduos rondando nas áreas internas do condomínio, auxilia na organização de colaboradores em datas e horários estipulados pelo síndico para entrada e saída de prestadores de serviços com tempo estipulado de permanência, bloqueia a entrada de ex-funcionários e moradores que se mudaram do prédio e o principal, evita furtos e roubos no condomínio.

8 critérios para analisar antes de contratar uma empresa de controle de acesso biométrico

  1. Resistência do sistema – Na hora de escolher o tipo de equipamento de acesso biométrico, prefira os que oferecem acabamentos de controle em aço inox. São mais robustos e resistentes garantindo maior tempo de vida útil e manutenções com prazos maiores. Fuja dos módulos com acabamento em plástico.
  2. Tipo de solução – Existe a fechadura biométrica, que também pode ser instalada nas portas dos apartamentos e o sistema de controle de acesso biométrico. Escolha a segunda opção para monitorar vários espaços ao mesmo tempo.
  3. Áreas de acesso – O sistema pode abranger apenas a portaria do condomínio, no entanto, quando existem prédios com extensas áreas de lazer ou clube completo, o ideal mesmo é escolher o sistema que restringe também o acesso ao usuário das estruturas recreativas e sociais do condomínio.
  4. Dados – O armazenamento de dados é a garantia de identificação do condômino, por isso, é importante saber onde as informações estão sendo guardadas. O sistema de controle biométrico não pode estar vinculado apenas ao computador da portaria, mas devem ser colocados na nuvem para garantir que numa pane elétrica os dados estejam seguros e possam ser utilizados fornecendo proteção e tranqüilidade aos moradores.
  5. Oscilação de energia – Em caso de oscilação de energia elétrica, o mercado de sistemas biométricos oferece opções de controle em cada ponto de acesso instalado podendo funcionar também em modo manual.
  6. Origem da tecnologia – Alguns síndicos são resistentes ao sistema por medo de falhas no sistema. O que determinará esse diferencial é a qualidade do produto. O sistema biométrico é feito em módulos, os de última geração são desenvolvidos pelas marcas japonesas com maior eficácia de reconhecimento de dados.
  7. Relatórios – Mais do que liberar ou bloquear o acesso de pessoas, um dos pontos fundamentais é saber também identificar quem acessou o condomínio que possui um sistema biométrico. Portanto, o sistema de controle biométrico deve fornecer armazenamento de dados e relatórios dos acessos.
  8. Capacidade de atendimento – Uma empresa idônea mostra transparência ao divulgar seus produtos e serviços e se vai escolher um sistema para garantir segurança é preciso sondar qual é a capacidade de atendimento ou suporte que a empresa de controle de acesso biométrico pode oferecer. Negociar um teste do serviço por um breve período é uma boa alternativa para escolher o serviço, que melhor se encaixa na necessidade do condomínio.

A biometria digital é hoje uma das principais soluções que os condomínios podem adotar para controle de entrada e saída dos condomínios, que buscam segurança já que é praticamente impossível burlar o leitor biométrico. Sem cartões, chaves e senhas a vida também fica mais leve e cômoda. Com apenas o uso de um dos dedos é possível ter acesso a sua moradia tornando uma condição bastante favorável para viver de forma mais confortável e segura. É fato que o controle de acesso biométrico é um mecanismo amplamente utilizado com uma tecnologia acessível e ótima fonte de segurança no condomínio. Mas não é a única saída que o síndico deve estar preparado. Faz parte desse processo o treinamento e a conscientização de funcionários e moradores, a instalação de câmeras em todas as áreas comuns do prédio e externas caso haja necessidade de conferência visual, aviso pelo interfone sobre a chegada de qualquer visitante, controle da entrada de entregadores, que devem fazer a entrega na portaria, além de medidas de contenção com muros mais altos, guaritas bem posicionadas e isoladas, entre outras alternativas de segurança para o condomínio.