Durante muito tempo a cultura da construção por métodos tradicionais foi a opção ao construir residências e ainda é uma prática no Brasil em detrimento de outras técnicas construtivas. A ideia de um canteiro de obras com uma equipe de trabalhadores levantando paredes de tijolo e argamassa para depois da base construída fazer a instalação elétrica e hidráulica, além do reboco e pintura com longos prazos e parcelas de pagamento nas lojas de material de construções, levam algumas pessoas a adiarem ou até desistirem de seus projetos de construir a casa dos seus sonhos.

Mas quando pensamos em construções pré-fabricadas em que as estruturas são montadas no local com instalações em curto prazo de tempo, o investimento parece mais atrativo ao economizar tempo e dinheiro. A velocidade da instalação das casas pré-fabricadas aliada a outros benefícios é um dos maiores atrativos desse método de construção. Com eficiência energética por isolamento térmico e redução na conta de energia, as casas pré-fabricadas têm se configurado como uma boa opção para clientes e construtores. E não é só de madeira que elas são feitas, as construções pré-fabricadas também são executadas em aço isentas de ferrugem e cupins com estruturas mais robustas que suportam diferenças climáticas sendo ambientalmente interessantes já que possuem baixa pegada de carbono.

Por definição, a construção pré-fabricada é a prática de montar uma variedade de componentes de uma estrutura em um local de fabricação e transportar esses subconjuntos para o canteiro de obras. A construção pré-fabricada é vislumbrada como um modo de construção simples e de massa. Apesar dessa percepção, a pré-fabricação de componentes de construção pode acelerar bastante a construção, se for realizada de maneira organizada para um curto tempo de instalação.

Por isso, uma das maiores vantagens das casas pré-fabricadas é a fácil construção se configurando como uma solução modular em condições controladas no local escolhido pelo cliente reduzindo o desperdício, o tempo de construção com o status de habitação ecológica.

Em Hong Kong, a política de moradias pré-fabricadas começou na década de 80 para melhorar a capacidade de produção e aumentar a eficiência ao mesmo tempo, que reduz resíduos das construções. O governo subsidia cerca de 30 mil moradias pré-fabricadas por ano.

Conheça 08 benefícios da construção pré-fabricada

  1. Método: O passo a passo da instalação das construções pré fabricadas envolve fundação, construção da estrutura, revestimento, coberturas, isolamento, acabamento e pintura. Dentre as maiores vantagens da construção pré-fabricada sobre a tradicional está a programação da obra. O método construtivo é facilitado! Escadas, pisos, paredes e telhados podem ser construídos com antecedência. Assim que as fundações estiverem concluídas, a estrutura pode ser montada. Além disso, antes de se tornarem problemas, os prestadores de serviços pode antecipar potenciais conflitos e resolvê-los com antecedência no processo das construções pré fabricadas.
  2. Eco eficiente: A construção pré-fabricada ou modular como também é chamada se destaca pela eficiência energética sendo considerada uma construção sustentável ao contrário do método tradicional que exige maior volume de materiais e, consequentemente, desperdício dos mesmos. Na construção pré-fabricada materiais não utilizados podem ser reciclados sem presença de material residual em aterros como no método convencional.
  3. Economia: Uma das maiores vantagens da construção pré-fabricada sem dúvida é a financeira. Embora as peças personalizadas possam ser mais caras, a construção ao longo do projeto torna-se acessível através dos descontos de fornecedores de matéria-prima para fabricantes. Funcionários mais produtivos também impactam na redução de custos. improdutivos.
  4. Flexibilidade: A construção pré-fabricada é de fácil desmontagem, o que reduz a demanda por matéria-prima, a energia gasta e o tempo total da obra. Além disso, permite flexibilidade no projeto já que podem ser usadas em diferentes espaços. No entanto, limita um pouco a criatividade no design e na estética.
  5. Qualidade: Como a construção pré-fabricada ocorre num local controlado e segue especificações, a obra em sua estrutura geral possui uma qualidade uniforme. Na pré-fabricação, cada montagem é construída para resistir às intempéries climáticas enquanto a construção tradicional demanda maquinário e outras conformidades.
  6. Otimização da obra: Ao dispensar tráfego de caminhões e equipamentos assim como materiais ao redor da obra, interrupções no processo construtivo são menos freqüentes típicas dos canteiros de obra. Além disso, há redução da poluição, ruído, poluição e resíduos.
  7. Menor tempo de construção: A construção de casas pré-fabricadas leva menos da metade do tempo quando comparada à construção convencional. Planejamento com menor atraso na programação e fabricação mais rápida das peças traz a vantagem de construir de forma simultânea em períodos mais curtos.
  8. Segurança: Com menor sujidade e material mais seco, garante menor exposição de riscos à saúde. Com procedimentos mais rigorosos promove um ambiente de construção também com menor risco de acidentes embora toda obra esteja sujeita a mudanças climáticas.

A construção pré-fabricada é passível de ser realizada em projetos para edifícios residenciais e comerciais, além de casas personalizadas. Ao passo que a mudança de cultura ocorre, as construções pré-fabricadas podem alcançar espaço no mercado através e um método de qualidade, ágil, já que uma casa pode ser construída em até um mês, econômico beneficiando os negócios e o relacionamento com os clientes. A construção pré-fabricada é uma opção viável à medida que cresce a demanda e evolui as tecnologias de fabricação.