Que os elevadores são essenciais ao desenvolvimento de qualquer setor e proporcionam a circulação vertical de forma rápida e segura todo mundo sabe! Mas será que você conhece quais são os tipos de elevadores na hora de escolher o modelo mais adequado ao seu ambiente?

Elevadores de passageiros ou carga?

Eles podem ser para transporte de passageiros ou carga, são usados para vários fins em edifícios públicos, comerciais, industriais, residenciais, transporte de mercadorias, de pessoas com mobilidade reduzida ou cadeirantes e os de emergência. Com medidas e características que atendem às necessidades de cada tipo de uso para facilitar o dia a dia.

Passageiros: utilizam basicamente dois tipos de acionamento, hidráulico, indicado para edificações de até 05 pavimentos ou convencionais para edificações acima de 05 pavimentos.

O acionamento hidráulico é o mais seguro e mais utilizado para elevadores que atendam poucos pavimentos. Aciona o motor apenas para subir, já a descida é realizada pela gravidade o que economiza energia elétrica. Vem com sistema de resgate integrado que no caso de falta de energia, retorna a cabina ao pavimento inferior e abre as portas, liberando os passageiros. Exige um pequeno local que pode ficar localizado até 10 metros de distância do elevador para a casa de máquinas. Normalmente o maquinário é instalado embaixo de alguma escada.

Já os convencionais funcionam por tração com máquina superior auxiliada por contrapeso e pode alcançar velocidades mais altas. São equipamentos mais indicados para edificações de maior porte e com maior número de pavimentos.

Com uma grande variedade de elevadores de passageiros disponíveis no mercado, eles suportam cargas mínimas de 225 kg (para 3 passageiros) e até 33 passageiros ou mais de 2000 kg. Os mais usuais no Brasil são os residenciais para até 8 passageiros e os comerciais que vão de 8 a 14 pessoas com velocidades que variam de 0,5 m/s até 5,0 m/s, porém as velocidades mais comuns vão de 0,50m/s a 1,50m/s.  Os elevadores mais potentes do planeta estão em Dubai e na China.

O elevador mais rápido do mundo é o da torre Burj Khalifa, em Dubai, que se desloca a 18 m/s, cerca de 65 km/h. Com 57 elevadores e oito escadas rolantes e um de segurança para 5.500 kg, o megaprédio tem 828 metros e conta com 160 andares.

Acessibilidade: a categoria de elevadores de passageiros também inclui os de acessibilidade para prédios de até 12 metros de altura, aproximadamente 4 andares; as plataformas elevatórias podem ser instaladas em locais com até 4 metros de altura. Todas as alternativas garantem conforto e a livre circulação em edifícios de dois ou mais andares.

Carga: possuem as mesmas características dos convencionais com portas de correr e controle num toque, mas com limite de velocidade a 0,1 m/s até 1,75 m/s. Fácil de instalar e integrado aos ambientes, os elevadores de transporte de mercadorias oferecem baixo consumo energético, são operados com poço baixo e se adequam a qualquer tipo de negócio: restaurantes, hotéis, armazéns com cargas pesadas, ambientes de varejo, escritórios, entre outros. “Os elevadores de carga podem ser feitos por encomenda, então a capacidade é bem variada. Temos de 50 Kg até 7500 Kg em nossa linha”, afirma Wellington Vietri, engenheiro da empresa nacional de elevadores Engetax.

O que devo analisar antes de escolher o elevador mais apropriado às minhas necessidades?

O planejamento é um passo importante quando optar por um modelo de elevador. Tecnologia adequada, obediência aos padrões de segurança e eficiência de uso do equipamento são critérios básicos.

Capacidade: função de uso do prédio, número de passageiros que irá transportar e altura do edifício com foco na economia de energia são fatores importantes a serem analisados antes da instalação. Importante verificar no caso de edifícios residenciais e comerciais o Cálculo de Tráfego do empreendimento conforme determina a ABNT, para garantia que os elevadores do edifício irão atender a demanda do transporte de passageiros.

Gerenciamento: serve para o uso eficiente do elevador com análise do período de pico dos horários para atender com precisão o fluxo do tráfego de passageiros.

Segurança: segurança é vital para suportar a capacidade máxima de passageiros. A área de instalação deve ser examinada e os serviços devem ser operados por profissionais de manutenção.

Desenho: o design do elevador deve levar em conta localização, tamanho, velocidade, adaptar-se ao modelo do edifício e combinar com a decoração do interior.

Seja qual for o tamanho e a característica de seu empreendimento, consulte um engenheiro especialista para elaborar o projeto ideal, que se adeque as suas necessidades.