Você acha que contratar um arquiteto é um luxo? Saiba que este profissional pode potencializar a reforma ou construção de qualquer projeto trazendo valorização ao imóvel.
Pesquisa realizada por um jornal de arquitetura britânico com cerca de 2mil pessoas aponta a falta de percepção da função de um arquiteto numa obra:
- 79% desconhecem que arquitetos entendem sobre legislação de saúde e segurança;
- 86% nem imaginam que arquitetos negociam com empreiteiros;
- 20% nem sabiam que arquitetos criam os desenhos do projeto de construção;
- 15% não sabem que arquitetos projetam edifícios;
- 20% não sabiam que os arquitetos lidam com documentação como certificados de controle da construção, entre outros.
Portanto, as habilidades de um arquiteto vão além do design para uma construção. Com experiência em coordenação e gerenciamento de projetos, conhecimento de construção e consultoria especializada, um arquiteto pode trazer novas perspectivas à construção incorporando novas ideias com custos mais baixos.
Com habilidades variadas, o profissional da arquitetura desenha o projeto, desenvolve o design, entende dos processos que envolvem documentações e autorizações pertinentes a construção e realiza um trabalho de qualidade equacionando problemas de espaço e função.
Na hora de reformar o que conta é a criatividade!
Criatividade é o que um arquiteto usa na hora de reformar. Nas inúmeras possibilidades de sustentabilidade para melhoria do desempenho energético aliado ao conhecimento sobre design, o arquiteto consegue acrescentar ainda mais funcionalidade e resiliência a um edifício.
Com essa mentalidade é possível encontrar opções de construções com projetos ambientalmente corretos maximizando o orçamento na construção ao mesmo tempo, que agrega valor ao imóvel e, consequentemente, ao investimento. Uma casa projetada por um arquiteto traz economia em escala e conserva o valor imobiliário com a melhoria do projeto arquitetônico.
Valorização imobiliária através do projeto arquitetônico
A arquitetura é uma área muito interessante, porque atua entre os valores de uso e o estético de um imóvel, ou seja, além de incorporar componentes de design também responde às necessidades econômicas, sociais e organizacionais já que o imóvel é um ativo financeiro. Isso porque demanda custo da construção e o desenho do projeto incorporados neste contexto. Arquitetos podem criar a própria reputação e assinam uma marca no edifício como é o caso do arquiteto Oscar Niemeyer no Brasil. No aspecto de design está embutido no preço o aluguel de um edifício, já que o cliente tem a percepção estética positiva e do ponto de vista funcional, o design interno, externo, as instalações e layout regulam fatores econômicos apesar de não haver uma métrica financeira de valor tabelado, por exemplo, sobre a qualidade estética.
Então como estimar a valorização de um imóvel através do projeto arquitetônico?
Um design interessante acrescenta valor ao empreendimento e as técnicas em 3D facilitam a visualização do projeto arquitetônico – o que também é chamado de renderização 3D, que aumenta a qualidade do projeto final e agrega valor à ideia inicial do projeto – habilidade que exige ferramentas adequadas e talento. Essa função aliada ao processo de venda do agente imobiliário ao comunicar o valor do projeto arquitetônico com um design inteligente direcionam a valorização do imóvel. Só pra citar duas condições favoráveis nessa parceria, a tecnologia de renderização 3D consegue mapear várias condições como a posição da exposição solar do imóvel em qualquer época do ano e a projetar espaços exteriores de acordo com o potencial de cada lote e a dupla arquitetura e marketing imobiliário podem trazer uma solução de sucesso na valorização do imóvel e atração de potenciais clientes.
Então vamos conhecer alguns projetos arquitetônicos de sucesso pelo mundo!
Esta casa em Queentown foi avaliada por uma agência imobiliária em US$ 2,12 milhões, mas o projeto arquitetônico executado por um escritório de arquitetos valorizou o imóvel por se configurar como uma obra de arte. Conclusão: uma família arrematou a casa por US$ 4,3 milhões
Cerca de 500 famílias compraram um lote de 800 acres numa encosta no bairro em Brentwood, em Los Angeles, compraram material, contrataram um profissional e criaram a Crestwood Hills, uma proposta de uma comunidade idealizada na década de 40 por quatro músicos que voltaram da guerra para a construção de uma casa na beira de uma piscina. Veja o projeto!
E para fechar com um modelo fantástico de venda vai este exemplo de mega valorização imobiliária internacional. Esta casa em Malibu foi projetada pelo famoso arquiteto Richard Meier, vencedor do Prêmio Pritzker, que também criou o projeto do Museu Getty, foi vendida por US $ 110 milhões – recorde em termos de valor para uma casa residencial. Com sete quartos e nove banheiros, esta casa em Malibu em estilo geométrico fez uso de madeira de teca e são duas casas separadas por um pátio e uma piscina.
Deixar um comentário