As tecnologias digitais estão transformando vários setores da indústria e por isso, o termo Quarta Revolução Industrial têm sido adotado. Plataformas de mídias como Facebook e Netflix revolucionaram o setor de entretenimento. Alibaba e Amazon transformaram os varejistas tradicionais em meros expectadores do gigantesco posicionamento que alcançaram no mundo revolucionando a forma de comprar, transportar produtos ao mesmo tempo, que tiveram avanço na produtividade e manutenção da sustentabilidade dessas empresas, assim como, também criaram novas competências e habilidades para o caminho do grande progresso alcançado.

Quando a Amazon começou há 25 anos, não se previa que se tornaria a gigante do comércio eletrônico conquistando o status de empresa mais valiosa do mundo. Neste mesmo tempo, a indústria da construção permanecia estagnada no método operacional utilizado há pelo menos 50 anos. Com a revolução das tecnologias digitais, a indústria da construção não pode mais depender exclusivamente do trabalho manual e está se adaptando ao uso do BIM – Modelagem da construção. Estima-se que a próxima década trará economia de trilhões ao setor da construção e transformará a forma como são projetados, construídos, mantidos e operados os atuais projetos construtivos.

Tecnologias impactam o modo industrial de produção

A próxima geração do BIM – a modelagem da construção – será 5D. As empresas pioneiras a utilizar o método em 3D foram as aeroespaciais, que aumentaram a produtividade no setor e mudaram a forma como as aeronaves eram projetadas na década de 70. Na indústria da construção, a plataforma integrada que une planejamento, dados compartilhados, design e construção conta com ferramentas de software, que devem tornar o BIM 5D um avanço dos atuais parâmetros em 3D com novas características de estética, geometria e propriedades numa análise mais sistêmica do projeto em que é possível avaliar com precisão o impacto das mudanças no cronograma e custos do projeto.

A natureza do BIM 5D também promove maiores chances de identificar riscos e avaliar situações à tomada de decisão com mais precisão e conseqüente benefício no retorno positivo do investimento. Alguns países desenvolvidos como a Finlândia, Grã-Bretanha e Cingapura adotaram a obrigatoriedade do uso do BIM para projetos de infraestrutura pública pela economia gerada. A tecnologia BIM 5D promete ser ainda mais eficaz que a 3D com soluções de design e as mais variadas construções com novos dispositivos com tela holográfica, mapeamento de espaço físico, realidade mista e maior interação por comando de voz ou gesto.

Por esses motivos, o BIM 5D aliado às tecnologias de pré-fabricação, robótica, sensores sem fio e equipamentos automatizados, está sendo visto como uma verdadeira transformação no mundo da construção com grande impacto econômico e social elevando o PIB global beneficiando o setor.

As novas tecnologias digitais aliadas a fatores como a rápida urbanização, o crescimento demográfico, mudanças climáticas, escassez de recursos e a especialização, exigirão mais do que habilidades e a transformação digital da indústria da construção em ação alterando a maneira como empreiteiros, empresas, arquitetos, engenheiros, fornecedores, entre outros, vão atuar e liderar as tendências no setor da construção num cenário de construção no mundo virtual por meio da Inteligência Artificial (IA), construções modulares montadas no local, tecnologias cada vez mais sustentáveis para atender as exigências dos requisitos ambientais melhorando o valor da cadeia produtiva da construção.

Se o BIM vai revolucionar a indústria da construção? Aliado a tecnologias digitais em expansão, o BIM 5D com certeza vai exigir desenvolvimento de novos talentos com habilidades diferentes da atual força de trabalho, integrará os dados num fluxo contínuo da cadeia produtiva da indústria da construção retirando a característica de fragmentação dos processos, aumentará a produtividade com a automação diminuindo o atual valor das tecnologias mecânicas assim como, permitirá uma nova postura e mudança no gerenciamento dos projetos de construção.

E assim, o BIM fará parte da revolução industrial e ajudará a moldar um futuro próspero na indústria da construção para o crescimento da economia global.