Apesar de ser considerado o meio de transporte mais seguro e confiável do mundo, o elevador não é imune a acidentes. Porém, geralmente os acidentes ocorrem quando o equipamento é utilizado de modo indevido ou manipulado por pessoas leigas.
De acordo com o site Síndico NET, os acidentes mais comuns com elevadores estão associados ao “uso da chave de abertura emergencial de portas, por pessoas leigas, e posterior não travamento da porta, além do uso inadequado do equipamento, brincadeiras dentro da cabine e resgate inadequado de passageiros”. As portas não travadas, por exemplo, são responsáveis por 50% dos acidentes com vítimas fatais, pois a pessoa não percebe que o elevador está fora do andar, abre a porta e cai no poço.
A realidade é que acidentes com elevadores podem ser evitados pelo simples CUMPRIMENTO DA LEI: todo edifício com elevadores deve contratar uma empresa certificada para realizar a manutenção regular dos equipamentos. Caso contrário, qualquer acidente com os elevadores se torna responsabilidade civil e criminal do síndico, conforme abordamos no artigo “QUAL É A FUNÇÃO DO SÍNDICO NA MANUTENÇÃO DO ELEVADOR?”.
Ao contratar uma empresa de manutenção de elevadores, do que é bom se lembrar?
- Exija o registro na Prefeitura;
- Desconfie de preços baixos demais;
- Garanta no contrato de manutenção a revisão preventiva mensal e a vistoria completa anual dos elevadores;
- Solicite, em toda inspeção, a ordem de serviço assinada;
- Confira se os engenheiros responsáveis e a empresa contratada têm registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia);
- Certifique-se de a empresa contratada possua um engenheiro responsável;
- Certifique-se de que, sempre que o elevador estiver em manutenção, as chaves de energia elétrica sejam desligadas e o local em manutenção seja devidamente sinalizado, a fim de informar moradores e funcionários. Placas de sinalização devem ser colocadas na garagem e no térreo e avisos devem ser afixados nas portas dos elevadores. Isso é importante, visto que é no dia da manutenção em que acidentes costumam acontecer.
Observe o cumprimento das normas de segurança!
Observar se as normas de segurança foram cumpridas previne acidentes. Para isso, o elevador não deve:
- Parar além de 5 cm do nível do andar;
- Parar entre os andares ou dar trancos;
- Andar com a porta aberta ou com a porta sem abrir;
- Estar com fios desencapados;
- Estar com poças de óleo no chão ou infiltrações na casa das máquinas.
Assim sendo, qualquer irregularidade envolvendo as situações acima é motivo para acionar a empresa responsável pela manutenção dos elevadores imediatamente.
Outras medidas que evitam acidentes
- Conscientize a todos no condomínio, especialmente os pais, sobre o perigo das brincadeiras dentro dos elevadores. Elas provocam 10% dos acidentes;
- Não permita o acesso de estranhos ou moradores na casa de máquinas ou no poço de elevador;
- Não permita o uso da casa de máquinas como almoxarifado;
- Mantenha a chave da casa de máquinas guardada em segurança;
- Verifique periodicamente se a porta da casa de máquinas, que deve ficar trancada, não foi forçada;
- Retire as chaves de abertura emergencial dos elevadores do seu condomínio das mãos dos zeladores e porteiros;
- Garanta que, quando o elevador parar, o resgate seja feito apenas pelos técnicos da empresa de manutenção contratada ou pelos bombeiros, considerando que 30% dos acidentes se devem ao resgate inadequado de passageiros, realizado por leigos.
Qual empresa de manutenção de elevadores escolher?
Escolha uma empresa de confiança, que cumpra as exigências legais e tenha uma boa reputação no mercado. Lembre-se de que a empresa escolhida se torna uma parceira do edifício, evitando problemas técnicos e, consequentemente, acidentes.
ESCOLHA A ENGETAX ELEVADORES! Há 30 anos no mercado, a ENGETAX oferece uma inspeção técnica gratuita sem compromisso para revelar a real situação do seu elevador. Entre em contato conosco e sinta-se mais seguro desde já ao pegar um elevador.
Deixar um comentário