A contratação de uma empresa para manutenção de elevadores é fundamental para a segurança dos moradores e funcionários.
O principal é consultar se a empresa possui registro para a atividade fim no CREA do estado de atuação onde conste pelo menos um Engenheiro Responsável.
A idoneidade fiscal é outro indicativo importante, solicitar as devidas CND’s municipais, estaduais e federais deve fazer parte do processo de decisão.
É indicado também verificar a reputação da empresa. Para tanto, a Engetax Elevadores recomenda a consulta por meio de um site de reclamações chamado ReclameAQUI. Outra opção é verificar os comentários descritos nas redes sociais ou no Google.
Seja cauteloso, escolha uma empresa para manutenção de elevadores séria e proteja as pessoas de possíveis acidentes.
Diante disso, o grande questionamento é: qual empresa então escolher para que o equipamento esteja sempre seguro e com a manutenção em dia?
Conheça outras dicas valiosas, elaboramos uma sequência de procedimentos que podem ser realizados antes da contratação. Confira!
Procurar informações e recomendações da empresa
Antes de qualquer contratação, é fundamental buscar informações sobre as empresas que se deseja contratar para realizar a manutenção dos elevadores do prédio. É interessante o entendimento do tempo de mercado, código de ética, corpo técnico, tipo de atendimento e, principalmente, a postura profissional.
Uma boa ideia para se conhecer a reputação da empresa é através do contato com clientes que a utilizam.
Além disso, fique atento se esses clientes são atuais, ou pelo menos recentes, e procure avaliações e reclamações recentes na internet sobre os serviços prestados. Afinal, as empresas estão sempre mudando com o tempo, ainda que em um período curto, como um ano.
Negociar o melhor custo-benefício
Fator essencial no fechamento de um contrato de manutenção de elevadores é a negociação do formato que melhor atenda as necessidades de ambas as partes. Embora pareça óbvio, é necessário avaliar alguns fatores até chegar nesse denominador comum.
Por exemplo, ao se optar por um contrato por um prazo mais longo, o preço oferecido pela prestadora deve ser reduzido, em função dessa carência.
A economia de um contrato maior virá com o tempo, com a vantagem de não precisar se preocupar em procurar novas empresas a cada ano, ao optar por isso, deve-se sempre levar em conta:
- Histórico da empresa. Se ela for muito recente, optar por um contrato maior pode ser um risco.
- Tipo de assistência oferecida: se oferece socorro a passageiros presos na cabine ou emergências em geral, tempo de reparo etc.
- Qualidade das peças e disponibilidade: a qualidade das peças permitem a diminuição do número de substituições, evitando custos inesperados ou recorrentes.
- Certificar que a prestadora atua regularmente na região do edifício. Os elevadores estão sujeitos a regulamentos e normas técnicas, consulte se a empresa respeita as normas. Para conhecimento quanto à manutenção de elevadores, a especificação é ABNT NBR 16083/2012.
- Disponibilidade de peças para o modelo de elevador em questão nos próximos anos.
- Vantagens oferecidas ao longo prazo em relação aos concorrentes.
Procure manter contato direto com seu prestador de serviço.
Não caia em armadilhas
Fazer uma lista de dúvidas, buscar referências em outros condomínios e analisar o comportamento do consultor – ele está querendo vender um serviço a qualquer custo ou se preocupa em oferecer um bom serviço ao cliente?
É fundamental, também, tomar cuidado com o “terrorismo” que algumas empresas fazem, apresentando um laudo que induza o cliente fechar o contrato às pressas. Prestadores que agem dessa maneira não são bons profissionais.
Entenda os tipos de assistência oferecidos
Em geral, há 2 tipos de contratos oferecidos quando se pretende fechar um serviço de manutenção em elevadores:
- Contrato de conservação: não há cobertura para troca de peças.
- Contrato de manutenção integral: há cobertura para troca de peças.
Optar por um contrato de conservação é o mais interessante e usual na atualidade, onde o custo mensal é reduzido e havendo qualquer necessidade de troca de peças orçamentos prévios são enviados para a devida análise e negociação.
Por outro lado, o contrato de manutenção já não é mais comumente utilizado, pois a mensalidade é bem mais alta, funcionando praticamente como um “seguro” para troca de peças. Se o equipamento for relativamente novo essa modalidade realmente não é indicada, pois normalmente não precisará de substituição de peças de desgaste natural por um bom período.
Ainda assim, em um contrato de cobertura de peças, é muito importante a especificação de quais peças estão incluídas. Isso é essencial para evitar surpresas desagradáveis no futuro.
Antes de contratar uma empresa de manutenção de elevadores, compare os contratos
Para tomar qualquer decisão ou assinar um contrato, deve-se comparar as ofertas oferecidas pelas empresas tais como: vantagens, diferenciais, experiência dos técnicos e ganhos em médio e longo prazo.
Escolher o mais barato não necessariamente é o melhor. Um contrato cujo preço seja muito mais baixo e destoe do resto pode resultar em um serviço lento, moroso e de baixa confiabilidade. A longo prazo, isso pode representar mais dinheiro gasto inesperadamente e menos segurança para os usuários do elevador
Existe uma linha tênue entre cobrar muito e muito pouco, afinal, todo trabalho tem um custo; e se o custo está muito abaixo, isso pode caracterizar uma prestação falha e deficiente.
Desconfie sempre de preços muito abaixo do mercado.
Fique atento à procedência das peças do seu elevador
Hoje no mercado de Elevadores existem fabricantes de peças de reposição para praticamente todos os modelos de equipamentos, como ocorre no mercado Automotivo, sendo possível adquirir inclusive peças originais de qualquer marca.
O importante é que sejam peças de procedência e tenham a garantia de no mínimo 12 meses.
Lembre-se: a manutenção de um elevador muito antigo ou muito novo são serviços muito distintos.
Por que a Engetax é a escolha certa para seu edifício?
No mercado há mais de 30 anos, a Engetax sempre esteve (e continua) focada no comprometimento com cada cliente. Uma empresa idônea, sem reclamações ou processos, com nota máxima nas avaliações dos clientes e através dos meios digitais.
O serviço é realizado com extrema qualidade, o contrato é transparente e responsável, com a realização de manutenção preventiva programada.
- Empresa certificada;
- Corpo técnico especializado em constante aprimoramento;
- Estoque de peças sobressalentes para elevadores de diversas marcas, oferecendo manutenção a qualquer marca e modelo;
- Inspeção técnica gratuita com emissão de relatório demonstrativo da situação real do elevador estudado;
- Avaliações periódicas de segurança (RIA);
- Assistência e plantão emergencial 24 horas por dia, todos os dias do ano.
Deixar um comentário