Não há para onde correr: o home office é uma solução potencializada pela pandemia e que se transformou em realidade cotidiana para muitos trabalhadores no mundo. Devido à ampliação na adesão ao trabalho remoto, muitas tecnologias novas estão abrindo perspectivas inovadoras sobre o futuro do trabalho remoto que vão muito além do Zoom.
Mesmo sendo uma realidade já consolidada, um ambiente de trabalho totalmente remoto – ou até mesmo híbrido – ainda não supera o poder da colaboração face a face.
Por isso, soluções que superam as lacunas entre o espaço físico e o virtual estão surgindo. E é nesse ponto que o Metaverso chegou.
Para Bill Gates, fundador da Microsoft, nos próximos dois ou três anos, a maior parte das reuniões virtuais acontecerão no Metaverso, em um espaço 3D com avatares digitais.
Não deixe de conferir nosso conteúdo sobre sobre o Metaverso e entender mais sobre esse tema.
Então colaborar no Metaverso será imperativo às equipes de Arquitetura, Engenharia e Construção Civil, que devem acompanhar as mudanças do mercado e alinhar sua produtividade às expectativas do cliente e à competitividade no setor.
Descubra como novas tecnologias de imersão, o conceito de X-Reality e o Metaverso vão impactar o futuro do home office e tornar a comunicação remota mais potente que as interações reais no trabalho.
Batalha de titãs: a corrida pela construção do Metaverso para as empresas.
Há pouco tempo, a empresa Meta anunciou o Horizon Workrooms: um espaço virtual onde equipes de trabalho podem se reunir utilizando funcionalidades de Realidade Virtual (RV).
Meta é o nome do conglomerado de empresas antes denominado Facebook. O antigo nome continua sendo utilizado para a rede social desenvolvida por Mark Zuckerberg.
Nessa plataforma, os usuários podem personalizar avatares e interagir em videoconferências sem sair do seu espaço de trabalho remoto físico.
Sob o espectro de tornar o trabalho virtual menos cansativo, a Microsoft divulgou o Mesh, uma plataforma de Realidade Aumentada (RA) e Virtual (RV) de trabalho e espaços imersivos, que deve fazer parte do Microsoft Teams em 2022.
Muitas outras empresas estão participando da corrida e os altos investimentos no Metaverso vão mudar nossa relação com o local de trabalho. Mas hoje as pessoas precisam de dispositivos caros para participarem deste novo universo.
Existe ainda muito trabalho a ser feito, mas o Metaverso já está tornando o trabalho remoto “menos remoto”.
Como o Metaverso e as tecnologias de imersão mudarão a maneira como trabalhamos?
O Metaverso está ajudando as pessoas a repensarem, otimizarem e organizarem a maneira como trabalham.
Estima-se que, em menos de 10 anos, a Realidade Virtual (RV) participará de 23 milhões de empregos no mundo todo.
Inclusive, soluções em RV já são conhecidas do mercado. Elas reduzem erros e diminuem significativamente o tempo da conclusão de tarefas, aumentando a produtividade.
Então, o que você deve esperar
O trabalho será mais conveniente. Grandes deslocamentos serão coisa do passado e nossas interações poderão ser feitas de forma digital, tão imersivas quanto o “olho no olho”.
Novas oportunidades vão surgir. Os horizontes do trabalho remoto se expandirão. O físico mudará para o digital.
Ameaças à privacidade existirão, e meios para regulamentar o monitoramento do trabalho em ambientes digitais deverão ser criados.
Além de tudo, existirão novas formas de criar, pagar e transacionar bens e serviços digitais.
Quais benefícios o Metaverso pode trazer ao trabalho remoto em Arquitetura, Engenharia e Construção?
Tecnologias emergentes estão transformando alguns fluxos de trabalho nos escritórios híbridos e remotos de Arquitetura, Engenharia e Construção Civil.
Mas essas possibilidades também estão impactando o trabalho de muitos outros setores:
Colaboração remota:
A Realidade Virtual (RV) permite que equipes e clientes possam se reunir de qualquer lugar do mundo.
Diversas plataformas do Metaverso, de finalidades distintas, podem conectar o trabalho a experiências compartilhadas envolvendo ativos importantes como modelagens 3D, mídia, visualização de dados, a comunicação em si etc.
Quando as partes estão em um espaço virtual compartilhado é possível eliminar a necessidade de reuniões, acelerar as aprovações e encurtar o tempo de trabalho entre a idealização do projeto e a construção.
Imagine poder caminhar por uma sala de reunião onde as barreiras visuais e sensoriais são do tamanho da sua imaginação! Cores, formas, avatares virtuais… tudo pode ser personalizado.
Prototipagem:
Sem os gastos e as dificuldades inerentes aos materiais e processos físicos, fica mais fácil experimentar variações na prototipagem, desde o planejamento do local às variações arquitetônicas.
Assim você chega à versão final muito mais rápido!
Acabamento e outros detalhes:
A cocriação e os ciclos de design reduzidos são realidade. Você pode ajustar os materiais do projeto, testar suas opções dentro de um contexto ou simulação e garantir que tudo saia como o planejado.
Ao fim, revisar alguns detalhes junto ao seu cliente é mais fácil utilizando uma imersão 3D e Realidade Aumentada (RA)!
Metodologias BIM:
Desde o rastreamento de problemas à inspeção BIM, a RV permite que você coordene o ciclo de vida completo de um ativo.
Aqui, os Gêmeos Digitais têm um papel importante na gestão de um projeto e nas simulações em 3D. Se você chegou até aqui, vale a pena pesquisar sobre!
Apresentação:
Utilizando RV e RA suas apresentações vão quebrar as barreiras do 2D e vão se tornar sensoriais.
Essas tecnologias permitem que você aborde todos os estilos de aprendizagem, com apresentações mais completas que com certeza vão conquistar seus clientes.
Afinal, quem não gostaria de ter a sensação de caminhar dentro do seu próprio edifício antes mesmo das obras começarem?
Como os trabalhadores estão reagindo às novidades?
Por enquanto, o Metaverso oferece novas maneiras de interagir com sua equipe, compartilhar informações, visualizar ativos e aumentar a produtividade.
Mas ainda não se sabe sobre a recepção das pessoas a esse novo universo virtual e restam muitas dúvidas sobre como vamos lidar com as questões de privacidade e segurança nesse espaço.
À medida em que as tecnologias de imersão quebram barreiras no mercado, serão desenvolvidas novas experiências que farão do Metaverso o principal meio que as organizações vão usar para desenvolverem uma nova cultura produtiva.
E por aí? Alguma das experiências que citamos neste texto já são possíveis na empresa onde você trabalha, em menor ou maior proporção?
Nos conte o que você pensa sobre as novas possibilidades de trabalho que estão surgindo, vamos conversar!
Não pare por aqui. Leia nossos outros conteúdos sobre o Metaverso no mundo da Arquitetura e mantenha sua empresa um passo à frente do mercado.
Deixar um comentário