Os filmes de ação ilustram cenas inusitadas e até assustadoras em elevadores construindo mitos psicológicos de que os elevadores são perigosos apesar de ser uma experiência bem segura de transporte vertical, na segunda posição depois do avião. Por isso, desvendaremos 5 mitos sobre elevadores, que vão solucionar qualquer receio de uso deste equipamento.
Conheça os 5 mitos mais comuns sobre elevadores
- Existe risco de ficar sem ar dentro do elevador?
É natural que algumas pessoas se sintam inseguras ao entrar no elevador, mas o risco de uma pane na parada do elevador é quase nula. Mesmo que ele estacione em um andar, existe entrada de ar. Pequenas entradas de ar permitem a circulação no elevador mesmo com as portas travadas. O que piora a situação é a tensão do passageiro. Então, manter a calma é fundamental. - Se os cabos arrebentarem o equipamento despenca?
Esta é uma situação praticamente improvável, mas se algo acontecer nesse sentido, existem cabos reservas que são acionados e freios de emergência que travam a cabina do elevador impedindo qualquer tipo de movimento. Portanto, o limitador de velocidade em conjunto com os freios do equipamento impede que ele despenque em queda livre. - O elevador pode se movimentar antes da saída de um passageiro?
Elevadores possuem sensores que identificam a abertura das portas. O movimento só pode ocorrer quando as portas estão fechadas, o que significa que não existe risco de movimento durante o processo de entrada e saída de passageiros. - O usuário pode ficar prensado nas portas do elevador?
Todo elevador possui um sistema de segurança para evitar qualquer tipo de acidente. Uma barreira infravermelha faz com que a portas sejam abertas quando um passageiro se aproxima dela. Quando algo toca a porta é acionado um mecanismo do sistema de segurança que mobiliza a abertura, portanto, não existe o risco de ficar preso entre as portas de um elevador. - Elevador cai por excesso de peso?
É claro que não é aconselhável pular dentro do elevador cheio de pessoas, mas eles não provocam a queda de um elevador até por conta do alto coeficiente de segurança dos mecanismos de proteção . Como todo elevador indica um limite carga adequado portanto é importante respeitar a lotação esta capacidade.
Aprenda o que não fazer em 10 lições na hora de usar o elevador!
- Tentar abrir a porta do elevador sem que ele esteja no andar correto não funciona. A cabina deve estar no andar acionado para que as portas se abram.
- Apertar várias vezes o botão do elevador vai agilizar a chegada do elevador? A resposta é não!
- Apressar o fechamento das portas é outro erro muito comum. Eles possuem um sistema com um tempo programado.
- Lotar o elevador com número de pessoas, elevando o peso acima do permitido é inviável. O excesso de peso e carga é uma iniciativa perigosa, porque promove desgaste prematuro do equipamento.
- Bloquear o fechamento das portas costuma acontecer nos finais de semana nos prédios residenciais. Lembre-se que outras pessoas necessitam do transporte, então libere o elevador para atender outros passageiros.
- Tentar sair do elevador por qualquer motivo quando ele para de funcionar seja por falta de energia ou avaria é outra atitude comum que deve ser evitada. O ideal é manter a calma, acionar o botão de emergência, chamar o plantão técnico e esperar o resgate por profissional especializado.
- Acionar os botões de dentro da cabina do elevador desnecessariamente para outros andares. Esse processo retarda o retorno o elevador para próxima chamada e causa mais desgastes.
- O elevador é um equipamento seguro com regras claras do uso correto, e como ele não é um “pula pula”, evite fazer “brincadeiras” no elevador, porque isso poderá provocar o travamento do equipamento.
- Em caso de incêndio, a orientação é sempre utilizar as escadas, não utilize os elevadores nesse momento. O excesso de calor podem danificar os sistemas e a fumaça invadir a cabina.
- Se o elevador parar entre andares e a porta abrir, não tente sair pela abertura. O elevador pode voltar a funcionar no momento em que você estiver saindo. Aguarde a sua estabilização.
Contrate empresa especializada e derrube os mitos sobre elevadores!
Empresas qualificadas, com registro em órgãos competentes, capacitação técnica, a exigência do serviço do engenheiro, o registro no CREA e o seguro de responsabilidade civil, são critérios de garantia, que uma empresa especializada deve oferecer. Com essas especificações, o cliente garante equipamento de qualidade, manutenção adequada, evita riscos e derruba qualquer possibilidade de mito sobre o uso dos elevadores.
A Engetax é uma das empresas qualificadas dentro deste padrão de excelência. Conceituada no mercado nacional de elevadores, oferece equipamentos de alta velocidade, sem casa de máquinas, além de esteiras e escadas rolantes. Com uma trajetória consolidada, possui 30 anos de experiência na construção de elevadores comerciais e residenciais com padrão de excelência, alta performance e tecnologia avançada.
A Engetax é provedora de tecnologia estrutural capaz de solucionar as necessidades de empreendimentos menores com soluções inteligentes desenvolvidas para o grande mercado. Como empresa nacional, a Engetax fornece elevadores de alta potência com vantagem comercial competitiva para o mercado brasileiro em relação às marcas estrangeiras. Voltada à satisfação de seus clientes e consumidores é geradora de conhecimento fornecendo soluções e orientações para os mais variados temas de interesse quando o assunto é elevador.
Deixar um comentário