As tecnologias digitais emergentes oferecem aos arquitetos possibilidades radicalmente novas de projetar e construir. Para ser inovador, profissionais arquitetos devem incorporar novas tecnologias do design à construção estimulando e satisfazendo os desejos do consumidor.
A realidade virtual (RV) está transformando o mercado trazendo modernidade e soluções tecnológicas à indústria da construção. Antes da realidade virtual (RV), exibir etapas da construção no processo físico exigia espaço, tempo e muito material. A criação em 3D solucionou esse problema trazendo precisão, detalhamento da obra de forma ágil, econômica e de forma compartilhada. Os modelos 3D permitem fabricação em grande escala de formas mais complexas com projetos singulares e personalizados.
Desta forma, a realidade virtual na construção é o avanço no nível da modelagem em 3D, porque coloca o cliente numa imersão do ambiente virtual e permite a criação de modelos de projetos detalhados e compartilhados entre os membros de uma equipe. O que promove um mergulho na tecnologia 3D interagindo no ambiente virtual permite o engajamento do mais membros de uma equipe em tempo real melhorando o gerenciamento e os processos de construção na tomada de decisão de forma colaborativa.
Conheça 6 empresas que desenvolvem e aplicam a realidade virtual (RV)
Ao invés de desenhos no papel, os clientes agora experimentam modelos de realidade virtual (RV) e vislumbram a dimensão do projeto completo. Essa possibilidade capacita arquitetos na tomada de decisões inteligentes para atender às expectativas dos clientes. Ao tornar eficiente a escalabilidade, a realidade virtual (RV) auxilia as empresas de construção e especialistas a entender novos desafios e problemas criando um projeto mais lucrativo e satisfatório para arquitetos e consumidores. Então conheça 6 empresas internacionais que desenvolvem e utilizam a realidade virtual (RV) para atingir resultados em seus projetos.
-
Holobuider
Sediada em São Francisco, nos EUA, a Holobuider desenvolve software para fazer caminhadas virtuais em 360 graus nos canteiros de obras – o que permite que os funcionários façam captura da imagem enquanto navegam na internet, adicionem ajustes ao projeto e façam download off-line da visualização através da plataforma web JobWalk. A empresa transforma o vídeo em HD numa gravação volumétrica virtual e aumentada.
-
Emergent RV
Usando a realidade virtual (RV) cria e compartilha memórias em vídeos em 360 graus e utilizam um aplicativo para Android, que propõe gravar um segmento a partir da esfera virtual com o vídeo e o restante do projeto com fotos da mesma forma de uma imagem panorâmica montada.
-
Occipital
A empresa atua com “olhos biônicos” através da criação de um hardware de câmera, que prevê a captura em 3D dos elementos ao redor. Um programa de software pode duplicar o projeto em realidade virtual (RV) ou usar as dimensões 3D como forma de sobrepor a realidade aumentada nos ambientes reais. A Occipital também utiliza o Skanect para capturar modelos 3D coloridos de ambientes, objetos e até pessoas.
-
Paracosm
A startup Paracosm utiliza o Building Information Modeling (BIM) para captura da realidade móvel no ambiente de construção. Para que o projeto esteja em sintonia com o original, a Paracosm gera modelos BIM para que as equipes comparem com o trabalho real de campo.
-
Sensopia
Criadora do Magicplan, um aplicativo que permite desenhar, medir e publicar uma planta baixa a partir de fotos retiradas de qualquer dispositivo móvel. A Sensopia permite que usuários façam uma avaliação dos custos do material utilizado e comprem a partir do aplicativo. O sistema é interessante para que escritórios de arquitetura possam planejar o projeto, façam mapeamento dos custos de materiais e mão-de-obra.
-
ShilpMIS Technologies
Fundada na Índia, a ShilpMIST (SMIS) especializou-se na criação de conteúdo de realidade virtual (RV). “Construtores de uma plataforma que permite a criação de conteúdo de RV sem escrever código”. O ShilpMIS possui foco nas ferramentas de criação de realidade virtual(RV) de forma mais didática com dinâmica acessível a novos usuários. É possível construir em realidade virtual (RV) as etapas do trabalho no canteiro de obras, por exemplo.
A realidade virtual (RV) e 3D são ferramentas relativamente fáceis de usar, que permitem aos usuários interagir com seus dados, descobrir tendências e mergulhar em mudanças rápidas melhorando a funcionalidade dos seus projetos. Além disso, a RV facilita o trabalho em equipe para que todos do grupo percebam padrões e resultados. A logística de um canteiro de obras, que levaria semanas, agora é feito com alguns cliques. A tecnologia de realidade virtual (RV) aplicada às áreas de engenharia e arquitetura são fundamentais para modelar, implementar ideias, simular a realidade trazendo funcionalidade avançada no design e layouts otimizados para projetos arquitetônicos e situações que preparam a sua equipe às tarefas e simulações que mapeiam a reação do usuário ao projeto podendo melhorar a qualidade e os processos do seu produto ou serviço.
Deixar um comentário