Comunicar as ideias é um dos principais caminhos que o arquiteto precisa para obter sucesso na carreira e, para isso, são necessárias ferramentas adequadas que facilitem a trajetória do arquiteto para exibir imagens, produzir animações e visualizações em 3D.

Os softwares de design são hoje ferramentas digitais fundamentais à arquitetura e a representação virtual com modelagem em 3D virou uma realidade atual da arquitetura moderna. Além de fornecer detalhamento dentro e fora do projeto, os softwares de design automatizam os processos economizando o tempo do arquiteto. Por isso, é importante escolher o programa correto que mais se adeque ao seu domínio e ao pedido do cliente.

Como o universo de softwares disponíveis no mercado é extenso é importante que todo arquiteto conheça os principais programas, de mais fácil aplicação e que realmente façam a diferença no momento de construírem seus projetos trazendo resultados, economia e perfeição.

Destacamos 5 programas que todo arquiteto deve dominar

AutoCAD

AutoCAD

Por que citar o AutoCAD nessa lista? Porque ele é um programa necessário para fazer desenhos técnicos em 2D, que posteriormente servirão para modelos tridimensionais. Mesmo que tenha dominado o Revit e o BIM usar o AutoCAD trará capacidade para criar desenhos detalhados de uma forma que o 3D não pode oferecer. Desde a década de 80 é utilizado, mas versões recentes apontam maior funcionalidade ao programa para visualizações em novos formatos. Consulte o passo a passo da nova versão 2020 do AutoCAD.

Revit

Revit

O Revit é uma ótima ferramenta para produzir e gerenciar documentos construtivos. No começo, ele não foi bem aceito pela comunidade de arquitetos que já utilizavam o AutoCAD, mas a partir do momento que a descoberta da funcionalidade do BIM passou a ser interessante para gerenciamento de projetos, os arquitetos começaram a usar o Revit para construir digitalmente suas ideias em 3D antes de construir o produto final. Saiba mais sobre o Revit

SketchUp

SketchUp

O SketchUp é gratuito e de fácil compreensão oferecendo um design simplificado e ele soluciona problemas de distorções espaciais e visuais durante a construção do seu projeto. Este programa aliado ao aporte dos softwares de renderização vRay, Lumion e Maxwell, por exemplo, ajudam na modelagem em 3D com melhor visualização. Iluminação, ajustar objetos, visualizar partes internas do projeto, importar localização geográfica, reajustar objetos e oferecer um menu de texturas são alguns dos artifícios deste programa. Veja as novidades do SketchUp

vRay

vRay

Software de renderização e visualização em 3D. Esta ferramenta é uma boa opção para configurar iluminação, material, câmera e oferecer os mecanismos para realizar renderizações e animações. De acordo com o fabricante, a versão atual do vRay, consegue suportar plugins de vários programas de modelagem em 3D. Portanto, se o arquiteto fizer uso de programas em 3D vai contar com a ajuda do vRay para um bom design de acordo com o conceito oferecido ao cliente. O vRay é comumente usado com o SketchUp. Consulte mais informações aqui

InDesign

InDesign

Nem só de Photoshop sobrevive os designers. O InDesign possui um conjunto também interessante de ferramentas para arquitetos de interiores, porque se preocupa com o layout disponibilizando imagens e diagramas visuais, que ajudam no processo do design como uma narrativa textual, mas em imagem, revelando a trajetória visual. O programa é bom para diagramar, editar,gerar e distribuir documentos.

As funções destacadas pelos 5 softwares que todo arquiteto deve dominar são básicas, mas com funcionalidades semelhantes na vasta gama de softwares disponíveis no mercado. O que diferencia é o volume de recursos e o domínio de cada arquiteto. Profissionais com um pouco mais de experiência em programação poderão criar verdadeiras obras de arte com mais ferramentas digitais trazendo dimensões realistas para arquitetos promissores.