A tecnologia vem transformando as relações na oferta de serviços para monitoramento e identificação de pessoas. O reconhecimento facial é apenas mais uma possibilidade entre os diferentes tipos de identificação biométrica, que utiliza características únicas de controle de acesso rápido e seguro por meio de uma tecnologia inteligente. A biometria do rosto é uma tendência atual, que pode alterar positivamente a forma como realizamos determinadas atividades.

Segundo pesquisa da ABI Research, seis entre dez brasileiros utilizam algum tipo de leitura de impressão digital seja por voz, reconhecimento facial ou digitalização ocular e que 85% deles consideram as tecnologias biométricas como mais rápidas e um método percebido como mais seguro e confortável por consumidores. De acordo com a pesquisa, 63% dos brasileiros têm interesse em utilizar a leitura de impressão digital, sendo 42% por escaneamento ocular e 41% por reconhecimento facial.

A tecnologia da biometria facial integrada a sistemas de acesso, como catracas, totens e controladores de porta, facilita o monitoramento e a gestão de acesso a moradores, fornecedores, funcionários e terceirizados numa determinada edificação ou condomínio. O reconhecimento fácil amplamente difundido nas instituições financeiras do mundo, inclusive no Brasil, agora também faz parte dos acessos em elevadores confirmando a integração da tecnologia a outros sistemas e equipamentos. Desta forma, a biometria facial em elevadores é uma nova maneira de acompanhamento do trânsito de pessoas com mais segurança de forma discreta tanto em escritórios como em condomínios residenciais.

Como funciona um sistema de reconhecimento facial?

Um sistema de reconhecimento facial normalmente possui grande porcentagem de acerto no mapeamento do padrão do rosto de uma pessoa. Sistemas biométricos contam com algoritmos que fazem análise da face por meio de formas geométricas e logarítmicas. Uma câmera ligada a um software aponta todos os aspectos dos traços do rosto (boca, olhos, queixo), e as informações são registradas em um banco de dados. A tecnologia usa sensor ou câmera, faz um cálculo e utiliza algoritmos para o reconhecimento facial. É basicamente codificar o rosto de uma pessoa e transformar os dados numa sequência digital – uma espécie de RG pessoal com tecnologia inteligente. A tecnologia de biometria facial permite coleta de dados de um indivíduo sem que ele saiba que está sendo filmado, garante discrição e segurança ao cliente. A identificação é concluída independente de qualquer alteração na expressão ou uso de adereços no rosto, os sistemas biométricos são fáceis de integrar em softwares e em conjunto com outras tecnologias de monitoramento, controle e identificação.

Solução digital inteligente para elevadores!

A Engetax, empresa nacional de elevadores com trajetória consolidada em 30 anos de experiência é pioneira na tecnologia de controle de acesso rápido e seguro através de codificação inteligente em elevadores através da biometria de impressão digital e reconhecimento facial. O sistema tecnológico de controle de acesso biométrico para elevadores criado pela empresa pode impactar positivamente na rotina dos empreendimentos comerciais e residenciais com a vantagem de todos os comandos estarem sob o controle do usuário.

Engecode: a tecnologia de reconhecimento facial sem botão

A tecnologia de biometria de impressão digital e reconhecimento facial em elevadores desenvolvida pela empresa é o sistema Engecode, que pode ser instalado em qualquer marca de elevador presente em condomínios comerciais e residenciais, cujo controle de acesso é feito por reconhecimento fácil com exclusivo sistema de senhas. Ao aproximar o rosto do leitor, o acesso é automaticamente liberado e o elevador transporta o passageiro até o andar anteriormente registrado sem a necessidade de apertar nenhum botão – uma tecnologia difundida para grandes edifícios comerciais e clientes que optam por praticidade, rapidez, conforto e preservação de sua circulação num edifício.

Faz parte do sistema também o Engetok e Engetag! Nesta mesma linha tecnológica mais voltada a condomínios residenciais, a Engetax oferece ainda a biometria por meio das digitais dos moradores e autorizados para acesso somente ao andar que corresponde ao apartamento do condômino. A biometria de controle de acesso da Engetax fornece um sistema único de pânico, que envia informações de alerta para a empresa de monitoramento do condomínio oferecendo mais segurança e agilidade durante qualquer situação de risco.

A empresa também oferece o Engetok, um sistema de controle de senha temporária criado pela Engetax, que funciona por meio de um token ou aplicativo no celular exclusivo para moradores e visitantes autorizados. A vantagem desse sistema é ter o poder de controlar e alterar as senhas sempre que desejar para acesso ao prédio e ao elevador após digitar os números. O Engetag é mais um recurso integrado ao sistema Engecode, cujo acesso ao edifício pode ser liberado por meio de um tag e o controle também é feito pelo próprio morador.

Como os controles do sistema Engecode estão em suas mãos, entre os benefícios estão a dispensa de computadores ou funcionários para operação, a rápida identificação de moradores, usuários e colaboradores, acesso programado com armazenamento das informações e dados para controle de entrada e saída e relatórios gerenciais descritivos e gráficos.

Conheça as características do sistema Engecode

Produto Engecode Light Maxi Premium
Item Descrição EGL EGM EGP
1:1 (off Line) Capacidade de impressões digitais 2000 2000 2000
Resposta Tempo de Resposta (aprox.) 2 seg. 2 seg. 2 seg.
Digitais Nº de digitais por usuário 2 2 2
Reconhecimento Facial Reconhece o usuário pela geometria facial Não Sim Sim
Aplicações das digitais Acesso / Pânico / Coação Sim Sim Sim
Saídas Relés 2 24 Até 48
Comunicação Padrão / Opcional TCP/IP TCP/IP TCP/IP
Relatórios Possibilita a emissão de relatórios de acesso Sim Sim Sim
Alimentação Fonte de alimentação 12 Vdc com carregador de bateria 12 Vdc com carregador de bateria 12 Vdc com carregador de bateria

A biometria de impressão digital e reconhecimento facial em elevadores fornece mais uma maneira de controle de dados e acessos a condomínios através da biometria. Esta é apenas uma das soluções tecnológicas inovadoras oferecidas pela Engetax, considerada uma das empresas nacionais de elevadores que mais se adéqua as novidades do mercado de elevadores fornecendo segurança no transporte vertical e credibilidade nos serviços do setor de elevadores no Brasil.