BIM (Building Information Modeling) é um processo para construção de realidade virtual em modelos 3D direcionado para profissionais da arquitetura, engenharia e construção. A ferramenta auxilia no planejamento, construção e gerenciamento da obra tornando o processo mais assertivo na relação de eficiência e infra-estrutura.

Com o BIM, arquitetos executam o melhor design e colaboram no desempenho da obra, assim como, engenheiros ganham previsão antecipada das situações, o que melhora a produtividade e o lucro. Na indústria da construção, o BIM é amplamente utilizado desde o detalhamento do projeto até a entrega da obra. Os benefícios incluem agilidade, custo, qualidade no desenho a partir dos modelos 3D e incentiva o trabalho colaborativo mitigando erros antes da execução da obra e melhorando o ciclo de vida da edificação. Existem muitas ferramentas pagas e gratuitas disponíveis no mercado. Separamos 10 delas gratuitas para você anotar e compartilhar.

Conheça 10 softwares BIM gratuitos para engenheiros e arquitetos

1. BIMobject – O BIMobject é um portal de livre acesso direcionado a engenheiros e arquitetos, que oferece soluções, ferramentas de software e serviços da web para criar e publicar modelos BIM. Para quem utiliza o sketchup Revit, ArchiCAD e AutoCAD, o BIMobjects fornece aplicativos, que localizam e possibilitam upload de objetos BIM.

 

2. Tekla BIMsight – Ferramenta gratuita desenvolvida para projetos de construção, que facilita o fluxo do trabalho, mobiliza a colaboração em equipe com compartilhamento em tempo real.

 

3. SketchUp – Esta ferramenta gratuita se aplica a qualquer navegador, promove trabalhos de modelagem em 3D e promete ser de fácil aprendizagem. Uma das vantagens é que os projetos podem ser compartilhados pelo Google Earth ou impressos. O Sketchup integra-se ao IrisVR na colaboração de projetos em realidade virtual, tem local de armazenamento e compartilhamento de modelos, além de tutoriais para iniciantes.

 

4. Edificius – O Edificius é um software ACCA, que oferece mais de 90 opções de software para engenheiros, arquitetos e à indústria da construção. Oferece uma versão gratuita por 30 dias. Excelente para arquitetos, o software auxilia na criação de projetos de arquitetura em 3D BIM gerando plantas baixas, espaços em perspectiva, fotos em 3D, terreno digital e recursos de renderização – temo usado para definir o produto final para qualquer processo digital e aplica-se em programas de modelagem 2 e 3D – para que designers possam escolher seus materiais, além de uma biblioteca de interiores.

 

5. Trimble Connect – Esta é uma boa ferramenta colaborativa em projetos de construção. A gratuidade é válida somente para 1 projeto e até 5 membros num espaço de 10GB. O acesso das informações é facilitado já que pode ser efetuado pelo site da Trimble, desktop ou celular. Criar projetos, organizar tarefas, armazenar imagens, exportar relatórios, 3D e exibir comentários da equipe em cada etapa são algumas das características do Trimble Connect. Ele pode ser integrado ao Autodesk Revit, Tekla e Penmap pelo Android para publicar cronogramas, desenhos e modelos.

 

6. Autodesk BIM 360 – Esta ferramenta aumenta o desempenho das equipes no desenvolvimento do projeto. Existe licença gratuita em 3D, aplicativos móveis para publicação de documentos, projetos online e off-line e testes de software free para BIM, CAM e CAD. O Autodesk BIM 360 pode integrar-se ao Assemble Insight, AutoHub e Astralink para gerenciar as fases da construção. Ele também pode atuar de forma remota com arquivos do Revit.

 

7. Revit LT – O Revit LT é um software para criar desenhos arquitetônicos em modelos 3D, gera documentação de alta qualidade e renderização com base em nuvem fotorrealista. O software é gratuito por 30 dias e free para estudantes pelo período de 3 anos. Promete facilidade no uso.

 

8. Vectorworks Architect – Fornece ferramentas de modelagem BIM, renderização fotorrealista e soluções móveis. Permite manipular desenhos em 2 e 3D, executa modelagem de site e design e integra-se ao Bluebeam Revu para importação de arquivos PDF em dados. É o software para poupar tempo, porque ajuda a redefinir detalhes do projeto de construção reduzindo tempo e custo. Está disponível gratuitamente por 30 dias e também possui licenças free do BiM para estudantes e instituições de ensino.

 

9. ARCHICAD – Usado por arquitetos, designers, engenheiros e construtores, o software é interessante pra projetar, documentar e realizar sistema colaborativo em projetos de construção. Visualizações em 3D, renderização fotorrealista, projetos de arquitetura virtuais criados a partir do software, que são vistos com o BIMx Desktop Viewer são algumas das possibilidades. O ARCHICAD possui avaliação gratuita por 30 dias e um ano para estudantes.

 

10. TurboFloorPlan – Esta ferramenta é interessante para arquitetos em início de carreira, porque mostra todas as etapas da construção de uma casa desde a fundação. Possui design 2 e 3D, estimador de custos, simulações, visão múltipla, rastreia plantas e inclui plug ins para AutoCAD e Revit. Oferece teste gratuito.

 

As ferramentas BIM trouxeram avanço nos projetos de construção quanto a redução de custos, detectar e corrigir eventuais falhas na construção antes que elas aconteçam e acelerar o cronograma da obra. Com a quantidade de soluções de software BIM de modelagem de informações da construção, o desafio é escolher qual melhor produto do mercado que se adapte às condições de conhecimento dos profissionais da engenharia civil e arquitetura.