Estamos atravessando um momento de alta da inflação, com preços de alimentos, combustíveis e serviços subindo. Para o consumidor, o aumento das tarifas de energia elétrica, por exemplo, tem demandado a adoção de medidas para economizar energia elétrica.
Mas, o que é possível fazer?
Como economizar energia elétrica?
Quando consideramos uma casa, ou um apartamento – e por que não um escritório -, as principais medidas para economia na energia elétrica são aquelas que envolvem:
- apagar luzes;
- reduzir tempo de banho com chuveiros elétricos e;
- desligar os equipamentos eletrônicos em stand by.
São ações simples e individuais, mas que precisam ser acompanhadas de outras medidas coletivas. Por isso, é importante pensar em como reduzir o consumo em condomínios.
Nesses espaços, de uso coletivo, é necessário pensar também na economia com iluminação. Nesses casos, a instalação de sensores é uma boa pedida.
Mas tem um equipamento muito necessário para condomínios verticais que pode causar um pouco de dor de cabeça: os elevadores.
Como economizar energia elétrica com elevadores?
Essenciais para o deslocamento vertical dos condôminos, os elevadores, para alguns, são insubstituíveis. Ao mesmo tempo, podem representar uma parcela bem alta do consumo de energia elétrica.
Por isso, é importante pensar em soluções para a redução do consumo. Aqui apresentamos algumas, desde as mais recorrentes, até as mais inovadoras.
Primeiro, vamos passar por aquelas que podem ser adotadas mais rapidamente:
1. Incentivo ao uso de escadas
Parece estranho, mas o uso de escadas para pequenos deslocamentos é uma forma muito eficaz de reduzir o consumo de energia dos elevadores. A ideia é mobilizar todos os moradores para que essa ideia seja colocada em prática. Vale aqui fazer uma campanha de incentivo.
2. Instalação de sensores
Outra medida que já é utilizada é a instalação de sensores de iluminação e ventilação dentro das cabinas. Quando um passageiro utiliza o equipamento, as luzes se acendem e a ventilação é acionada. Nos períodos sem uso, permanecem desligados. Somente é permitido a utilização do sensor de iluminação para elevadores que possuam porta automática e com programação de permanecerem com as portas fechadas, caso contrário por segurança a iluminação de cabina deve sempre permanecer acesa.
3. Apenas um equipamento
Uma solução muito boa e que ajuda a economizar na conta de energia é permitir que somente um equipamento, quando existirem mais do que um, seja acionado. E essa é uma medida muito utilizada nos condomínios conhecida como programação DUPLEX ou TRIPLEX.
Talvez algumas, ou todas, dessas medidas já sejam adotadas em seu condomínio. Por isso aqui estão outras ideias um pouco mais inovadoras – e bem alinhadas com as tendências mundiais para preservação ambiental.
4. Maquinário novo
Novos elevadores já contam com maquinário moderno e que utiliza alta tecnologia em seus projetos e produção. Isso garante a economia de energia em comparação com máquinas antigas. Por isso, é muito importante considerar a troca dos equipamentos – naqueles casos de elevadores antigos.
5. Fontes alternativas de energia
Aqui é outra solução que pode parecer estranha, mas é possível pensar na adoção de geradores alternativos de energia elétrica para alimentar os elevadores. A instalação de placas solares ou geradores eólicos é uma possibilidade e a depender da potência instalada, a energia pode ser direcionada para a rede pública, com redução dos gastos com o consumo, ou distribuída para o condomínio.
Não deixe de conferir nossos conteúdos sobre arquitetura verde e net zero.
E para evitar problemas: manutenção
Sim! A manutenção dos elevadores também é uma forma de reduzir o gasto com energia elétrica. Isso porque o maquinário com manutenção em dia opera de forma mais eficiente.
Não se esqueça, então, que há a manutenção
- Preventiva: realizada periodicamente, independente do equipamento apresentar problemas;
- Corretiva: quando algum problema surge, a manutenção corretiva é necessária para consertar.
Seja preventiva ou corretiva, ou para trocar equipamentos, ou instalar novos, conte com a Engetax Elevadores!
Deixar um comentário