Você já entrou no ambiente de uma empresa e se sentiu incrivelmente imerso naquele espaço? Se percebeu entretido ou curioso? Esses espaços marcantes são chamados de Branded Environment.

Em português, o Ambiente de Marca é um espaço que traduz a Identidade Visual e a Estratégia da Marca de forma tangível, comunicando a narrativa da empresa e criando interação com as pessoas.

Ainda parece difícil?

TED Branded Environment

A sede do TED, em Nova York, reflete bem essa ideia.

Repare como os assentos, o palco e até as cores vibrantes do ambiente parecem “convidar” as pessoas a discutirem e participarem das ideias. Quase como uma assembleia.

Starbucks

Inaugurado em Curitiba, 2021, este espaço do Starbucks Coffee tem uma pegada despojada e jovem, extremamente “instagramável”, sem perder as características da marca.

Esses ambientes criam experiências únicas de engajamento com as pessoas e diferenciam as organizações por meio do posicionamento de branding da empresa.

Fique por aqui e descubra como o Branded Environment está levando organizações mundiais ao próximo nível!

Como o design e a arquitetura estão moldando a relação das pessoas com as marcas por meio de Branded Environment?

O paisagismo, as texturas, o cheiro, cores, iluminação, móveis, formas… tudo isso cria experiências em ambientes de marca.

As marcas “estão” em todo lugar e “conversam” o tempo todo. Elas atraem e envolvem as pessoas em busca de clientes fiéis.

Ao interagir fisicamente com a marca, as pessoas se conectam profundamente com a empresa e podem ser fidelizadas facilmente.

O Branded Environment funciona como um espaço vivo centrado nas pessoas, criando interações. Ele pode ser uma loja de varejo, um escritório ou até mesmo uma área de descanso, por exemplo.

É por meio desse espaço físico que a marca compartilha os seus valores e a sua história de forma imersiva e multissensorial. E isso envolve muito mais do que exibir o seu logotipo por aí!

É preciso estratégia para se envolver emocionalmente com as pessoas e passar uma mensagem sólida.

O Google:

Google HQ

Os escritórios Google são mundialmente conhecidos por aplicarem muito bem o conceito de Branded Environment.

Intrigantes, coloridos e recheados de formas inesperadas, esses ambientes evocam criatividade, tecnologia, senso de pertencimento e diversão. Ou seja, tudo o que a marca é, faz e fala.

Google HQ

A Braskem:

Braskem

A Braskem, inserida no setor químico e petroquímico, trabalhou em um projeto arquitetônico que transmitisse quatro fatores principais nas interações com as pessoas:

  1. O poder das relações humanas;
  2.  O compromisso com a sustentabilidade;
  3.  A atitude inovadora;
  4. A competitividade responsável.

E os ambientes foram mais do que bem recebidos pelos colaboradores, parceiros e clientes.

Qual a relação entre o Ambiente de Marca e o Marketing de Experiência?

Hoje, as marcas precisam fazer muito mais do que apenas vender para se manterem relevantes.

Elas devem criar experiências inesquecíveis que orientem comportamentos específicos.

Então criar uma relação entre o Ambiente de Marca e o Marketing de Experiência pode ser algo muito proveitoso para o seu negócio, acredite!

O marketing de experiência é entendido como uma série de estratégias de marketing que se traduzem em diferentes estímulos para despertar os sentidos humanos e estreitar a relação das pessoas com a marca, serviço, ou produto.

Ao aliar aspectos do Ambiente de Marca ao marketing de experiência, as experiências espaciais passam a envolver sensações e sentimentos estratégicos que reforçam ideias ou comportamentos no cérebro das pessoas, aumentando o envolvimento de marca.

O que esperar do futuro?

As novas tendências em tecnologia estão imergindo ambientes físicos e virtuais. Um grande exemplo é o famigerado Metaverso, uma onda crescente no mundo todo.

Agora imagine: as marcas podem passar a estabelecer a sua presença e a criar interações em múltiplas plataformas espaciais (no real, no digital e no híbrido).

As pessoas estão buscando mais do que produtos e serviços. Elas desejam conexão de verdade por meio de valores compartilhados. A sua marca escuta o que as pessoas desejam?