Um movimento que vem se destacando no mercado atual é a arquitetura promocional, que surgiu para atender a grande demanda de eventos direcionados não só para os grandes Centros de Convenções, mas também em espaços corporativos e eventos de todo porte. No setor de feiras e eventos, a arquitetura promocional ganha mais destaque ao criar e produzir espaços comerciais onde é exibido um produto, marca ou serviço.

Este novo conceito é passível de se realizar em pontos de venda, estandes de Feiras, showrooms e eventos de todo porte como congressos, seminários, simpósios e até palestras já que envolve também o trabalho da arquitetura de interiores. Cores, design e a apresentação de um espaço inovador motivam uma experiência agradável e é neste nicho de mercado que os arquitetos criam estruturas adequadas e criativas de estandes como forma de impactar positivamente uma marca atraindo potenciais consumidores literalmente pelos “olhos”.

O setor de Feiras e eventos é, sem dúvida, um dos maiores responsáveis pela geração de demanda da arquitetura promocional. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), esse é um mercado que cresce 14% ao ano. O volume de investimento gira em torno de R$ 226 bilhões anuais em eventos corporativos e sociais, o que representa 4,3% do PIB Nacional. É o setor que mais cresce no mercado, segundo informações do Sindicato da categoria (Sindieventos) com projeção de seis eventos por minuto, somente na cidade de São Paulo, atingindo aproximadamente 90 mil eventos por ano transformando milhões de espectadores em potenciais clientes.

Conheça os 4 segredos da arquitetura promocional

Estande educativo – O profissional deve pensar num design voltado em solucionar problemas do produto para o cliente com informações realmente relevantes para o público e não focar somente na divulgação promocional do produto.

Conexão sensorial – Projeto arquitetônico que traga sinergia com a marca e o espaço trazendo com uma visão atraente, que estimule a imaginação criando significado entre o espaço e a “personalidade” da marca.

Flexibilidade – Responsáveis por estandes costumam oferecer espaços com tamanho único e materiais de apoio idênticos. A versatilidade do arquiteto é encontrar novos elementos para comunicar melhor seu propósito ao público.

Destaque para novos produtos – Pensar em formas de destacar os produtos com uma nova forma de exibição e identidade visual atraentes, para que acabamentos de lançamentos, por exemplo, não se confundam com os produtos do ano anterior.

Pavilhão Flutuante / Shen Ting Tseng architects

Pavilhão Flutuante / Shen Ting Tseng architects

Dicas para se destacar na arquitetura promocional

A importância de um bom projeto arquitetônico na arquitetura promocional é utilizar elementos que são capazes de influenciar o consumidor em relação ao tempo de permanência no espaço projetado comparado aos concorrentes e na motivação direta à decisão de compra. Uma ambientação adequada cativa o consumidor pela familiarização trazendo impacto positivo à marca, produto ou serviço e, consequentemente, satisfação.

Então, conheça algumas orientações importantes para se destacar na arquitetura promocional:

Gráficos – use gráficos da marca em elementos estruturais como faixas, telas, superfícies planas. Gráficos exemplificam o uso do seu produto e trazem interação com o público.
Pisos – carpetes são ótimos aliados para exibir o logotipo da empresa na entrada do seu estande ou na frente dos displays de produtos.
Bancadas – Coloque o logotipo nas bancadas.
Elementos complementares – suportes e molduras devem levar a cor da marca para ajudar a ambientar do espaço contribuindo com a mensagem que se quer transmitir.
Iluminação – elemento essencial para destacar produtos com a opção de displays de LED. Adicione luz na faixa perimetral do estande, acima da estrutura montada e no fundo. Observando que cada iluminação deve ter equilíbrio e cores certas dependendo do produto ou serviço.
Espaço – Deixe espaço para movimentar seus produtos sem competição de atenção, mas não exceda nos elementos.
Audiovisual – Vídeos, clipes, apresentação de slides, em 3D e outros conteúdos promocionais são excelentes para informar e também interagir.
Demonstração – Aposte na demonstração do seu produto para atrair o público.

O futuro da arquitetura promocional!

Na arquitetura contemporânea promocional, exposições em pavilhões temporários exibem ideias inovadoras para demonstrar o futuro da arquitetura e do urbanismo transformando imagens arquitetônicas de marketing visual em estilo de vida.

Por isso, na Europa, a arquitetura promocional é também chamada de arquitetura temporária. O movimento extrapolou os ambientes comerciais através de estruturas de curta duração expostas em locais públicos criando espaços experimentais de interação e engajamento social, que variam desde pequenos teatros itinerantes, assim como, a valorização de espaços abandonados com base no design participativo para uso coletivo.

Este tipo de arquitetura pretende provocar respostas para os estilos de vida contemporâneos ao mesmo tempo, que altera as paisagens das cidades com o propósito de causar mudanças na profissão do arquiteto. O que significa que o arquiteto começa a adquirir funções de planejador urbano e facilitador da expansão das cidades de acordo com as necessidades de seus habitantes.
A versatilidade da profissão propõe uma conexão com as necessidades da sociedade tornando-os protagonistas no desenvolvimento de ideias para atender a todos os segmentos. Por isso, arquitetos são os artistas da criação de soluções para qualquer contexto social, político e econômico.

Seja no espaço público ou privado, arquitetos são responsáveis por criar designers personalizados, projetos arrojados, interativos e projeções para uma infinidade de possibilidades a partir das motivações de cada público e a arquitetura promocional é um desses mercados.