Muito comuns em aeroportos e supermercados, as esteiras rolantes já fazem parte da rotina da maioria de nós. De fato, elas são uma solução de mobilidade muita prática, especialmente para o transporte de pessoas com carrinhos de compras ou mesmo bagagem.

Mas o que você sabe sobre elas? Trouxemos algumas curiosidades que falam mais sobre esta incrível invenção. Veja seguir.

História

A esteira rolante para transporte de pessoas foi patenteada em 1871 pelo empresário Alfred Speer. A ideia era a de uma calçada que se move. Sua estreia, porém, só aconteceria duas décadas depois;

Uma edição de 1890 da revista Scientific American deu mais informações sobre o funcionamento do sistema de Speer;

As esteiras rolantes ou “calçadas móveis” de Speer deslizaram pela primeira vez em 1893, na Feira Universal de Chicago. Elas eram operadas pela empresa Columbian Movable Company. Sua capacidade total de carga era de até 31.680 pessoas por hora. Contudo, um incêndio a destruiu no ano seguinte;

Na feira de 1893, um sistema com aproximadamente 800 metros de extensão, projetado pelo arquiteto Joseph Silsbee e pelo engenheiro Max Schmidt, transportou quase um milhão de passageiros;

Os mesmos autores replicaram a experiência numa escala ainda maior na Feira Universal de Paris de 1900. A “Rue de l’Avenir”, como foi chamada, tinha 3.500 metros de extensão, nove estações de embarque e percorria o parque da exposição sobre uma estrutura elevada a sete metros do chão;

Os projetos de Silsbee e Schmidt para instalações permanentes em diversas cidades jamais saíram do papel, devido à necessidade de criar grandes sistemas segregados (elevados ou em subsolo), viáveis apenas através de concessões públicas e contratos de exclusividade, que concorriam com outras modalidades de transporte mais eficientes nessa escala, como os ônibus e trens urbanos;

Outro empreendedor estadunidense, no entanto, obteria grande sucesso comercial promovendo esteiras rolantes na Feira de Paris. Jesse Wilford Reno obteve em 1892 a patente de uma máquina intermediária entre uma esteira (era mais inclinada) e uma escada rolante (não tinha degraus).

Após algumas instalações bem sucedidas em Nova Iorque, recebeu a encomenda de cinco equipamentos para a Feira de Paris. Após o evento, fechou um contrato com o metro elevado Nova-iorquino para o fornecimento de 100 unidades. Sua empresa seria adquirida pela Otis nos anos 1910;

Com o aumento do tráfego de pessoas nos centros urbanos, levou a se reconsiderar a esteira rolante como agente auxiliar no transporte de pessoas. Porém, o objetivo agora era auxiliar o tráfego em curtas distâncias. A primeira esteira sob este novo objetivo foi instalada em 1954, na cidade de Jersey, e construída pela Goodyear.

Como usá-las em segurança

  • Segure-se no corrimão;
  • Pise no centro da esteira e não nas laterais ou faixas amarelas;
  • Tenha cuidado no embarque e desembarque, especialmente se estiver com carrinhos de mão e acompanhado de crianças. Neste caso, as crianças devem ficar sempre ao lado dos pais e atrás do carrinho;
  • Crianças com menos de 10 anos devem estar acompanhadas de um adulto e serem seguradas firmemente pela mão;
  • Não a utilize descalço, calçando chinelos, sandálias de dedo, calçados com solado de borracha ou com cadarço solto. E afaste roupas longas e soltas das laterais;
  • Ao desembarcar, libere imediatamente a saída. Não pare para falar ou olhar.

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Fonte:

Tese “Arquitetura da mobilidade e espaço urbano”, de Pablo Emilio Robert Hereñú
Site GIZMODO BRASIL
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