O Green building (construção verde) – tendência no setor da construção civil – impulsiona a produção de elevadores ecoeficientes bem difundidos dentro e fora das grandes metrópoles e um dos maiores problemas é o desperdício de energia. Estima-se que os edifícios consomem 40% da energia mundial e os elevadores seriam responsáveis por 2% a 10% desse total. A solução? O uso de tecnologias verde e sistemas informatizados.

Portanto, reduzir o impacto ambiental tem sido uma exigência mundial na eficiência dos processos produtivos de fabricação, instalação e manutenção de produtos e serviços, e a indústria de elevadores acompanha esta realidade desenvolvendo modelos sustentáveis da concepção ao uso. Capacidade, velocidade, acessibilidade, acessórios internos e variações de dimensionamento são alguns dos requisitos a serem avaliados na projeção de um elevador sustentável.

Um exemplo interessante disponível no mercado nacional é o elevador Supower da Engetax – empresa com 30 anos de experiência na construção de elevadores – com padrão de excelência e pioneirismo na tecnologia avançada para modelos de eficiência energética. O elevador Sunpower  têm uma potência de apenas 4,4kw quando em operação e parte da energia consumida é gerada pela luz solar. Possui iluminação LED com desligamento automático e devolução da energia de frenagem à rede, além do uso de motores de alto rendimento.

O acionamento eficiente é garantido por motores sem engrenagens com imãs permanentes para atender até 8 passageiros e a energia elétrica é gerada por placas solares em on-grid, ou seja, conectados a rede elétrica e abastece o local de instalação e ainda pode fornecer o excedente à concessionária gerando créditos futuros ao cliente, uma vez que o elevador não está em constante funcionamento. E para deixar a cabine mais leve, prática e, ao mesmo tempo resistente, as substituições do espelho de vidro e o granito, pelo aço espelhado e o piso de PVC, respectivamente.

Características dos elevadores sustentáveis

  • Elevadores de tração com máquinas de alto rendimento: são os mais econômicos que os hidráulicos e de tração convencionais, possuindo um sistema mais eficiente pelo uso de estruturas mais compactas e mais leves para mover o elevador.
  • Drives regenerativos: sistemas regenerativos de energia, que possuem controle bidirecional com foco no reaproveitamento de energia têm sido usados pela indústria de elevadores. O sistema controla o fluxo de energia entre a rede elétrica e o motor, ou seja, reaproveita a energia devolvida pelo motor do elevador ao invés de desperdiçá-la em forma de calor.
  • Utilizam em sua fabricação materiais reciclados e ecologicamente mais adequados.
  • São projetados para reduzir a necessidade de substituição de peças e terem uma vida útil alongada.

Tecnologias ecoeficientes!

  • Iluminação e ar – A tecnologia de sistemas de acionamento regenerativos também produz energia para iluminação e ar condicionado contribuindo para o resultado operacional do edifício, já que o reaproveitamento da energia também facilita o consumo nos períodos de pico.
  • Controle – uma cabina do elevador vazia ou lotada em movimento implica em gasto maior de energia e, portanto, um controle da lotação inteligente da cabina é aplicado ao sistema do elevador. Existem sistemas de alternar elevadores não utilizados para o modo de espera. A tecnologia controla a corrente de energia fornecida ao motor evitando picos e sobrecargas. Alguns modelos também possuem formas de desligar a luz e o ventilador quando fora de uso.
  • Despacho de destino – é um software de despacho em que o usuário escolhe o destino no piso e o sistema calcula o elevador disponível para agrupar os passageiros, que estão em andares próximos. Essa solução evita paradas entre andares, gasta menos energia e melhora o tempo de transporte.
  • Baixo teor de VOCs – materiais de acabamento com baixo VOC em um projeto de elevador verde podem ser feitos de bambu carpetes reciclados e revestimentos de superfícies duras com baixos selantes e adesivo de VOC.
  • Lubrificantes – fazer uso de lubrificantes com baixa toxina. Isso melhora a qualidade do ar dentro do elevador e evita poluição.
  • Lâmpadas – substituir lâmpadas incandescentes por LED – o que pode reduzir o consumo de energia em até 96%.

Os elevadores indicam que o deslocamento vertical é mais do que um mercado de equipamentos. A elevação sustentável garante eficiência energética, instalações, gerenciamento dos serviços e tecnologias interessantes como a energia fotovoltaica, que permite a conversão da luz em eletricidade aproveitando o potencial energético da luz solar por meio de equipamento que usa células fotovoltaicas.