Importantes à indústria e ao comércio, os elevadores para o transporte vertical de produtos e mercadorias entre pavimentos oferecem consumo reduzido de energia, rapidez na montagem e instalação, opção de alteração no número de paradas, casa de máquinas embutida e poço reduzido e ainda possuem baixo nível de ruído. Mas como saber qual modelo é mais adequado para o seu negócio? Conheça as principais diferenças!

Tabela comparativa
Elevadores de carga Elevadores monta carga
Capacidade para cargas mais pesadas entre 300 a 5000 kg ou mais! Capacidade para até 300 kg
Acionamento hidráulico ou máquina redutora auxiliada por contrapeso Utiliza carretel duplo de bobinamento
Possui itens de segurança para transportar equipamento e passageiro Indicado para transporte de pequenas cargas, não pode ser acompanhado por passageiros
Dividido em 3 classes de carregamento:
Classe A – Carregamento onde uma única peça pesa mais de 25% da capacidade de carga nominal do elevador. Carregamento via empilhadeira manual e não viaja com a carga.
Classe B – Transporte de veículos. (automotivo)
Classe C – Peso da carga concentrada incluindo empilhadeira motorizada exceder 25% da carga nominal do elevador
Subdividido em 3 subclasses:
C1– Carregamento com Empilhadeira e esta viaja com a carga.
C2 – Carregamento via empilhadeira motorizada ou manual, mas não viaja com a carga.
C3 – Carregamento com grande concentração de carga.
Versátil: usado em vários segmentos (lojas, laboratórios, hotéis, restaurantes, entre outros)
Utiliza no mínimo 3 cabos de aço independentes na tração Utiliza de 1 a 2 cabos de aço na tração
Percurso máximo de até 60,00 metros Percurso máximo de até 12,00 metros
Dimensão de cabina padrão para transporte de paletes PBR:
1,50 x 1,50 x 2,10 m LxPxA
Opcional cabina com dimensões especiais para atender a necessidade de cada projeto
Dimensões de cabina de:
0,50 x 0,50 x 0,50m LxPxA até
1,00 x 1,00 x 1,20m LxPxA (máxima permitida ABNT)

Por que usar elevadores de carga ou monta carga na sua empresa?

Elevador monta-carga

Agiliza o trabalho – facilita a entrega, otimiza a logística e oferece tempo para que os colaboradores se concentrem em outras atividades.
Otimização da planta – a verticalização das instalações comerciais e industriais permite a otimização da área ocupada, facilitando a expansão da área produtiva.
Segurança – transporte de materiais de forma segura evitando acidentes de trabalho e cumprindo as exigências da ABNT e Normas Regulamentadoras do Trabalho.
Manuseio – os elevadores de carga são de fácil manuseio.
Serviço – as especificações podem ser escolhidas no projeto para atender cada caso (número de paradas, capacidade de carga, dimensões, entre outras necessidades).
Customização – escolha do design do projeto adequado a cada ambiente com opções de cabines, acessórios e até estilos de decoração

O que faz a diferença é que os elevadores de carga ou monta carga são versáteis, mais resistentes e duráveis e atendem condições de uso das mais adversas na indústria ou no comércio.

Mais curiosidades!

Os elevadores de carga são capazes de transportar de 300 a 5000 kg ou mais. No mercado, existem os modelos com acionamento hidráulico indicado para desníveis de no máximo até 15 metros e onde não possa existir a casa de máquinas superior, já os de tração convencional exigem a casa de máquinas superior, porém podem atingir desníveis maiores de até 60 metros.

Ambos os tipos de elevadores de carga possuem acabamento da cabina mais robusto para evitar danos durante o carregamento e o descarregamento, bem como sistemas de portas reforçadas.

Uma curiosidade, os Portas Aviões utilizam elevadores de carga hidráulicos para o transporte de aviões ao hangar abaixo do convés, onde são realizadas manutenções corretivas e preventivas, e ficam estacionadas de 80 a 100 aeronaves. Quando um avião precisa sair para uma missão, ele é conduzido até um elevador hidráulico que o ergue até o convés!

Os modelos devem obedecer a critérios de desempenho (tipos de tensão, capacidade de carga, números de parada e acesso), e também onde aplicável, atender as normas regulamentadoras do trabalho (NR-10 e NR-12).

São oferecidas opções para materiais, acessórios e equipamentos (freio, dispositivo de segurança e tipos de portas) e a segurança na fabricação e instalação atendendo as normas técnicas da ABNT NBR 14712.

Mas o projeto para cada elevador de carga depende da necessidade do cliente, por isso, as particularidades de cada equipamento podem ser variáveis, por exemplo, as portas podem ser automáticas, manuais, Guilhotina (Abertura Superior), Abertura Lateral (folhas de correr lateralmente) ou tipo BUS (abertura central, 2 folhas tipo “camarão”). Podem contar com pesador de carga para não permitir a utilização com carga superior à nominal. O painel de comando pode ser customizado com alguma necessidade especial do cliente. As botoeiras de pavimento podem enviar o elevador a qualquer andar, sem a necessidade de utilizar a botoeira de cabina para realizar o chamado.

Elevador de carga