Já conhece alguns benefícios do elevador residencial e quer instalar um modelo novinho na sua casa? Então agora você tem uma decisão a tomar: onde será o local da instalação? Você tem opções, já que elevadores residenciais podem ser externos ou internos.

No entanto, a escolha final depende das suas necessidades, do espaço disponível no seu lar, do clima da região e até do layout da residência!

Confira aqui algumas das principais questões que você deve considerar ao definir o elevador residencial ideal que vai facilitar o acesso de todos a qualquer nível da sua casa.

Descubra as medidas do espaço necessárias para a instalação de um elevador residencial comum.

Qual espaço deve ser reservado para a instalação de um elevador residencial adequado às necessidades dos moradores?

Primeiramente, é preciso avaliar o tipo de edificação e a capacidade de transporte. Cabe dizer que essa avaliação precisa levar em conta que cada fabricante possui dimensões diferenciadas para os seus produtos.

Entretanto, as medidas mínimas requeridas na maioria dos espaços destinados a elevadores é de 1,50 por 1,70 m.

Ainda assim, existem fabricantes que conseguem redimensionar a cabine para espaços menores, de acordo com as Normas Técnicas da ABNT. No entanto, o que fazer nos casos em que a instalação de um elevador é dificultada por questões de espaço? A solução pode ser uma plataforma de acessibilidade!

Instalação de uma plataforma de acessibilidade.

plataforma de acessibilidade

A plataforma de acessibilidade é uma versão simplificada do elevador, ideal para os espaços onde elevadores convencionais não podem ser instalados.

As medidas mínimas necessárias na maioria dos espaços destinados a essas plataformas  são de 1,40 por 1,50 m.

As plataformas de acessibilidade Engetax são funcionais em diversos empreendimentos e costumam ser instaladas em construções de até 4 metros de altura.

São opções mais versáteis em questão de design do que os elevadores, permitindo projetos diversos para ambientes externos, internos ou destinados apenas a pessoas em cadeiras de rodas.

Elevador residencial interno ou externo? Confira 3 dicas definitivas para que você faça a escolha ideal.

1. Considere o espaço disponível como o fator mais importante.

Elevadores internos exigem uma maior disponibilidade de espaço interno. A instalação da cabine e o poço precisam de certo espaço, o que pode fazer com que você tenha que ajustar o layout da sua casa – o que vai exigir novos investimentos.

Caso seu espaço interno seja limitado, o elevador externo pode ser a opção ideal. Assim você não precisaria adequar o layout do interior da residência já construída e não abre mão de um espaço a mais no seu lar.

2. Atenção ao design do elevador e à estética da residência.

Elevadores residenciais agregam valor de mercado à sua propriedade.

Os elevadores externos apresentam algumas vantagens, uma vez que são de instalação simplificada e minimizam a perturbação de obras na casa.

Além disso, possibilitam que pessoas acessem os níveis mais altos da edificação sem utilizar a entrada convencional, o que pode agilizar a locomoção.

E ainda que os elevadores externos fiquem mais aparentes e possam nem sempre combinar com a estética do imóvel, isso não significa que eles também não possuam pontos positivos em relação à aparência. Uma vista panorâmica, por exemplo, pode contribuir positivamente para a beleza do ambiente. Já os elevadores internos não deixam muitos sinais aparentes de instalação e podem ser ideais para quem quer preservar a aparência externa da residência.

3. O clima é um fator importante.

Por fim, as condições climáticas também podem influenciar sua decisão.

Os elevadores externos são projetados para resistir às mudanças no clima, ao sol, chuva e a ações naturais, o que é ótimo.

Contudo, as condições climáticas extremas de determinadas regiões, como a neve, podem ser prejudiciais. Nesses casos, o elevador interno é o mais indicado.

O que você deve se perguntar antes de instalar o seu elevador residencial interno ou externo?

Elevador residencial externo

Quanto ao perfil dos usuários do elevador:

Quantas pessoas utilizarão o elevador regularmente? Algum dos usuários usa cadeiras de rodas ou outros meios de mobilidade?

Quanto às características do seu imóvel:

O imóvel está sendo construído agora ou apenas será reformado? Quais as características de circulação necessárias para o acesso facilitado dentro do imóvel? Busque integrar o modelo do elevador ao projeto arquitetônico da residência.

Quanto às normas técnicas dos elevadores e plataformas de acessibilidade:

O modelo de elevador ou plataforma que você tem em mente é adequado ao espaço disponível? O layout atual da residência cumpre com os requerimentos apontados pelas normas técnicas vigentes?

Já encontrou a solução ideal para o seu imóvel?

Além da mobilidade e acessibilidade a todos, um elevador residencial pode valorizar o imóvel em cerca de 25% do seu valor total.

Ainda em dúvida quanto ao modelo ideal para o seu espaço? Os elevadores residenciais e plataformas de acessibilidade Engetax Elevadores são personalizáveis e se encaixam perfeitamente ao seu projeto com eficiência e economia de energia.

Clique aqui para conhecer as soluções e modelos que mais se adequam ao seu projeto e descubra suas características, informações técnicas e possibilidades de design.