Chegou o estacionamento vertical automatizado, que vai revolucionar a maneira como você guarda seu carro hoje!

A realidade antes vista apenas em prédios residenciais e comerciais na Ásia e EUA, onde o proprietário estaciona seu carro numa estrutura de estacionamento vertical ao lado do edifício residencial ou comercial onde está visitando, agora é uma realidade no Brasil. A Engetax, empresa nacional de elevadores, consolidada há 30 anos no mercado brasileiro, detém essa tecnologia, que deve despontar como uma solução de estacionamento prática e econômica para os arranha céus das grandes capitais.

São Paulo, por exemplo, possui deficiência de vagas para estacionar, principalmente nas áreas que contém terminais de transporte publico. A mobilidade que afeta o tempo e o espaço das pessoas pode ser solucionada com esta nova tecnologia da Engetax de estacionamento vertical automatizado cuja estrutura metálica modular facilita o alojamento dos carros numa espécie de “prateleira” gigante de veículos. A iniciativa da Engetax é inédita no Brasil!

E quem não sonha com um estacionamento residencial ou comercial em que você fique próximo ao seu automóvel, de forma segura e acessível, de maneira inteligente, sem obstáculos e perda de tempo para entrar ou sair de sua casa ou trabalho. A solução prevê o acoplamento de uma estrutura metálica modular removível ao lado do edifício deixando livre a área antes ocupada pelo tradicional estacionamento.

Versátil e funcional

Atualmente, cada carro ocupa entre 12 a 18 metros quadrados somado a área de manobra. Uma vaga para este mesmo veículo no estacionamento vertical automatizado ocupa aproximadamente 1,7 metros quadrados.

O espaço onde antes funcionava o estacionamento dos edifícios residenciais, por exemplo, pode se transformar em área de lazer e até espaço à construção para maior número de apartamentos.

Parece incrível? Quem já visitou a China sabe que isso é possível! O veículo é estacionado numa torre ao lado do endereço visitado. O sistema automatizado ligado a sensores identifica o nível correto onde seu carro ficará estacionado. É um mundo mais futurístico!

Na estrutura semelhante a um edifício metálico somente com as vagas, numa altura compatível com um prédio de 3 andares, é possível instalar 4 pavimentos para carro no estacionamento vertical automatizado. A proporção é de um pra 10, ou seja, em 100 metros quadrados cabem cerca de 60 carros.

Comodidade, segurança, conforto e privacidade são alguns dos benefícios desse estacionamento vertical automatizado projetado para guardar carros em condomínio, salões de exposições, garagens comerciais e residenciais. Oferecido pela Engetax como uma solução compacta e versátil, o estacionamento vertical automatizado de automóveis deve conquistar um publico exigente que procura um fabricante com alto nível de excelência em seus produtos.

Além disso, o estacionamento vertical automatizado se revela como um bom investimento com alto poder de retorno em empreendimentos modernos, porque além da economia significativa no espaço, também potencializa flexibilidade no projeto para arquitetos com um design mais arrojado e para os construtores que terão valorização da propriedade, além é claro, de um toque de luxo e exclusividade.

A segurança é um ponto alto: a logística de automação e distribuição dos veículos torna impossível o furto do veículo. Com isso, o valor do seguro dos carros cai consideravelmente. A estrutura removível também é uma solução econômica, porque pode ser instalada em terrenos próprios ou alugados cujos proprietários vão pagar apenas o IPTU do terreno.

Confira as vantagens de guardar o carro no estacionamento vertical automatizado da Engetax

  • Área: Não existe necessidade de área de manobra no subsolo, porque a estrutura fica ao lado do edifício.

  • Tecnologia: A estrutura não tem funcionários, os sensores indicam o percurso e num movimento robótico seu carro chega na vaga ideal.

  • Tempo de espera: O carro chega em até 2 minutos quando desejar sair.

  • Segurança total: Controle de entrada e saída do veículo através de biometria e sensores dos veículos cadastrados e dos visitantes. Não há meios de furtar o carro com a forma como é “guardado” na estrutura.

  • Suporte de peso: Comporta entre 2000 e 2500 quilos para cada veículo.

  • Capacidade: A cada 100 metros quadrados é possível estacionar 60 carros, enquanto um edifício residencial ou comercial deve disponibilizar mil metros quadrados para o mesmo número de veículos.

  • Tamanho: A estrutura metálica pode chegar a 32 metros de altura.

  • Níveis: Obedece ao Plano Diretor das cidades e não deve ultrapassar 50 metros de altura ou até 20 níveis para estacionar os carros.

  • Design: A estrutura pode ser revestida com vidro, com chapa de alumínio (ACM) ou aberta.

  • Estrutura: Removível. Pode ser instalada em qualquer terreno.
  • Manutenção: Fácil instalação e manutenção, porque só tem um ponto móvel que é o elevador que tem manutenção preventiva obrigatória.
  • Durabilidade: Estrutura fabricada para um ciclo de vida de 30 anos.
  • Economia: Logística beneficia usuários que terão os seguros com valores reduzidos e aos proprietários do espaço que pagarão apenas o IPTU do terreno.
  • Custos da operação: Bem menores que as praticadas no mercado em casos de shoppings e prédios com maior número de vagas, além de não necessitar de intervenção humana no processo.
  • Confiabilidade: Sistema integrado com um girador independente e funciona mesmo com falta de energia.