Arquitetos urbanistas lançam uma nova perspectiva sobre uma solução em transporte que pode passar a fazer parte do dia a dia de grandes centros urbanos: a esteira rolante.

As esteiras rolantes são velhas conhecidas de quem já se aventurou viajando de avião. são uma solução inteligente para quem está prestes a pegar um voo enquanto carrega malas pesadas por um grande saguão, assegurando um transporte mais rápido.

No entanto, nos últimos anos tem crescido a incorporação dessas soluções em projetos fora dos aeroportos. Assim, em 2021, profissionais de arquitetura e urbanismo repensam a sua utilização considerando o envelhecimento mundial e a crescente preocupação por acessibilidade universal, aumentando a utilização de esteiras a fim de otimizar a circulação em ambientes urbanos.

Exemplo dessa utilização, a Domian Express Walkway, inaugurada na década de 60 em Sydney, Austrália, é uma esteira rolante de 207 metros que já ajudou inúmeras pessoas a evitarem uma longa caminhada enquanto atravessam um dos enormes bairros comerciais da cidade.

Escadas rolantes em Vitória, Espanha. Fonte: Website Urban Hub.

Domain Express Walkway, em Sydney (Austrália). Fonte: visitsydneyaustralia.com.au

Seis décadas depois, ela é um dos marcos que incentiva a exploração de esteiras rolantes como solução para congestionamentos em calçadas, conexões entre outros modos de transporte e para a readequação do espaço urbano, incluindo pessoas com mobilidade reduzida.

Esteiras rolantes podem transformar a mobilidade em centros urbanos.

Mundialmente, a globalização intensificou os processos de urbanização. Hoje, anualmente, milhares de pessoas se deslocam de áreas rurais e de cidades pequenas em direção aos grandes centros urbanos. Com o crescimento das populações urbanas disparando nas últimas décadas, a mobilidade se torna um desafio cada vez mais urgente.

Questões como a acessibilidade e a sustentabilidade também impactam essa discussão. Agora, o foco são modos alternativos de transporte que substituem ou complementam os módulos existentes.

Em Lausanne, Suíça, a Swiss Ecole Polytechnique Federale estudou a construção de um novo sistema público de transporte. A ideia principal? Utilizar esteiras rolantes na superfície da cidade.

O estudo determinou que com as tecnologias em mobilidade disponíveis agora, esteiras rolantes poderiam transportar 7.500 pessoas por hora – em um prazo mais rápido do que utilizando os sistemas convencionais de transporte já existentes na cidade.

Ideias como essa possibilitam resultados incríveis quando pensamos em impactos ambientais, velocidade, segurança e a adaptação do espaço urbano para pessoas com mobilidade reduzida. Entretanto, em condições externas, ainda é complicado gerenciar os custos, a instalação e a adaptação do espaço que vai receber essas novas soluções.

Ainda assim, projetos parecidos já estão sendo pensados em algumas das cidades mais inteligentes do mundo, como Londres, que deve ampliar a construção de túneis com esteiras rolantes nos próximos anos. Outra cidade europeia, agora na Espanha, conciliou a solução para mobilidade com a arquitetura utilizada como atração turística.

Em Vitória, na Espanha, esteiras rolantes, que se parecem com instalações artísticas, ajudam turistas e pessoas com mobilidade reduzida a alcançarem a área mais alta de um bairro histórico da cidade.

Escadas rolantes em Vitória, Espanha. Fonte: Website Urban Hub.

Escadas rolantes em Vitória, Espanha. Fonte: Website Urban Hub.

Escadas rolantes: uma realidade no transporte público de Hong Kong.

Lá na década de 1990, Hong Kong encontrou nas escadas rolantes a solução para vencer os desafios do relevo. A cidade, antiga possessão inglesa, cresceu parte no continente, parte em ilhas com relevo acidentado, predominando no horizonte os arranha-céus e os morros.

Não por menos, as escadas rolantes se tornaram um modo de transporte público no distrito comercial, transportando 85 mil trabalhadores, estudantes, turistas e moradores todos os dias do ano. A Escada Rolante Central-Mil Levels é o maior sistema do tipo em Hong Kong, conectando o Distrito Financeiro a um grande bairro.

Escada Rolante Central-Mil Levels, Hong Kong. Fonte: Cristopher Dewolf.

Escada Rolante Central-Mil Levels, Hong Kong. Fonte: Cristopher Dewolf.

Diferente do esperado, o projeto não reduziu substancialmente o fluxo de pessoas nas ruas. Os motoristas não deixaram seus automóveis, mas os usuários de transporte coletivo optaram pelas escadas rolantes.

Um outro efeito da instalação do sistema, os bairros no percurso da Central-Mil Levels passaram por um processo de valorização imobiliária com o investimento. Hoje, são alguns dos mais caros em Hong Kong.

Além disso, o complexo de escadas se tornou um dos pontos turísticos mais visitados do centro urbano.

As esteiras rolantes podem tomar os ambientes urbanos do Brasil.

Em 2018, a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou que, até 2050, o número de idosos com mais de 60 anos no mundo chegaria a 2 bilhões – o equivalente a um quinto da população global.

Já no Brasil, o número de idosos atingiu 30,2 milhões em 2017 – dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE. E a tendência do envelhecimento populacional no país vai continuar.

Dados como esses escancaram a necessidade por alternativas em transporte que abracem essa grande parcela da população em constante crescimento. E propostas para solucionar essa questão já estão fazendo barulho em algumas regiões do Brasil.

Projetos futuros em Salvador.

Nos próximos anos, as pessoas que transitarem por Salvador poderão encontrar novas facilidades pelo caminho. Já existe um projeto que estuda a criação de túneis com esteiras rolantes que transportariam pedestres, sem interrupções, por mais de 800 metros.

Esteiras rolantes entre estações em São Paulo.

Segundo um levantamento da Fundação Seade (do Governo do Estado), a população do estado de SP deve chegar a 47,2 milhões de pessoas até 2050. Com uma relação de natalidade cada vez menor, a taxa de pessoas idosas vai aumentar constantemente em relação às outras faixas etárias.

Na capital, a maior cidade do país, as escadas rolantes, os elevadores e as esteiras rolantes funcionam constantemente na manutenção do fluxo de pessoas. Ainda assim, quatro das seis esteiras rolantes que conectavam as estações Consolação e Paulista, do Metrô e da Via Quatro, foram retiradas.

Os equipamentos, que tinham a intenção de otimizar a mobilidade em momentos de grandes fluxos nesses trajetos, foram retirados para reduzir o tempo de caminhada dos passageiros. Os equipamentos retirados devem ser utilizados em outra estação da cidade, favorecendo as pessoas com mobilidade reduzida que transitam pela área.

Soluções mais seguras para cidades cada vez mais inteligentes.

Investir em novas formas de transporte público é um meio de voltar o olhar sustentável a novas soluções que transformarão  a paisagem das nossas cidades no futuro.

E as esteiras rolantes, e seus parentes como as escadas rolantes e os elevadores, são soluções perfeitas para otimizar o transporte de pedestresminimizando os impactos ambientais.

Mais seguras e cada vez melhores com ajuda da inovação tecnológica, as esteiras e escadas rolantes podem se tornar fortes tendências para as próximas décadas em grandes centros urbanos.

A ENGETAX trabalha constantemente na inovação das suas soluções em transporte vertical, habilitando novas tecnologias para projetos ainda mais completos.

As Escadas e Esteiras Rolantes ENGETAX são equipamentos de alto desempenho, com um sistema único de economia de energia e modelos exclusivos para alto tráfego e utilização em ambientes ao ar livre. Também conta com higienização automática dos corrimões, mantendo as pessoas mais seguros e livres de germes, vírus e bactérias.

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