É comum no mercado de elevadores, construtoras comprarem equipamentos padronizados ou conhecidos por elevadores de “prateleira”, equipamentos produzidos por poucos fabricantes sem observar a necessidade específica do projeto. Com aparência única, os elevadores apresentam aspectos diferentes nos quesitos: funcionalidade, durabilidade e segurança para cada tipo de aplicação.

Mas o que é o produto de prateleira?

Um elevador de prateleira é aquele que sai mais barato de ser produzido pelo fabricante, o que muitas vezes pode não atender aos requisitos mínimos de qualidade e, consequentemente, terão uma vida útil menor.

Todas as empresas possuem tecnologia, mas o produto de prateleira nem sempre é adequado à necessidade do cliente. Alguns fabricantes tentam induzir a venda de produtos que a empresa possui a capacidade de produzir de forma rápida a custos menores, mas nem sempre adequado ao edifício, o que também pode gerar constantes visitas técnicas num curto espaço de tempo.

O que devo avaliar na hora da compra do elevador?

  • Durabilidade – A vida útil do elevador é fundamental e o bom funcionamento depende de manutenção, portanto, a durabilidade do elevador está ligada a assistência técnica e a garantia da empresa fornecedora.
  • Normas Técnicas – O elevador para ser considerado um equipamento seguro com a chancela dos órgãos competentes, deve obedecer às seguintes Normas Técnicas: a NBR NM 207, Norma geral para elevadores de passageiros; NBR NM 313, que normatiza as regras para elevadores de acessibilidade; NBR NM 12892, indicada para plataformas; NBR NM 195, para esteiras escadas rolantes e a NBR NM 14712, que diz respeito a elevador de carga.
  • Atendimento– Fique atento ao tipo de atendimento da empresa consultada, peça referência de clientes que já possuem equipamentos instalados e consulte a relação com a empresa fornecedora do elevador.
  • Contrato – Desconfie de empresas que oferecem contratos com apenas um ano de garantia e multas abusivas. É importante que uma empresa ofereça maior tempo de contrato com cláusulas que não só favoreçam a sua compra, mas que fornecem subsídios da crença na durabilidade do próprio produto.
  • Assistência Técnica – Profissionais que atuam na área de compras sabem que o pós venda é de suma importância para qualquer produto ou serviço. Uma problemática bastante comum no setor de elevadores são técnicos despreparados com plantonistas, que visitam o edifício residencial no fim de semana e cobram pela avaliação para deixar a placa de aviso de não uso do equipamento.

Procure empresas cujos técnicos possuem experiência comprovada com pelo menos mais de 20 anos de experiência, que solucionem qualquer questão técnica na data do chamado. Quando se trata de elevador, os profissionais mais velhos são os melhores do mercado. Neste capítulo, vale ressaltar que técnico bom é também aquele que conhece os componentes não só dos elevadores eletromecânicos, popularmente conhecidos como elétricos, como também os hidráulicos, que possuem ótima relação de custo/benefício e desempenho econômico, mas que necessita de mão de obra especializada no mercado.

Listamos 8 aspectos relevantes a serem analisados na escolha do elevador!

Sim. Eles parecem iguais, mas a escolha do elevador é mais complexa do que se imagina. Por isso, é importante consultar empresas com equipes de profissionais com engenheiros, previamente conferidos no CREA ou a indicação de um consultor da área no mesmo órgão. Por isso, elencamos apenas alguns aspectos que são mais evidentes no momento da escolha do elevador.

  1. Tipo de necessidade do elevador, social ou serviço?
  2. Carga fracionada ou paletizada?
  3. Localização da casa de máquinas
  4. População total a ser transportada
  5. Velocidade adequada ao tráfego e ao edifício
  6. Tamanho da cabine em relação ao conforto para o usuário
  7. Atendimento às normas pertinentes ao tipo do elevador a ser usado
  8. Capacidade da empresa fabricante de oferecer opções adequadas à necessidade do cliente

E lembre-se: evite comprar os equipamentos mais baratos, pois falta de qualidade gera custos!

Quando for avaliar uma empresa de elevadores faça a escolha certa e observe na seguinte ordem:

  1. Relação contratual – Opte por empresas que mostrem transparência e respeito na relação contratual com cláusulas justas sem a inclusão de multas de fidelidade.
  2. Garantia – Escolha os fabricantes de elevadores que fornecem garantia de pelo menos dois anos. Isso mostra transparência, respeito, credibilidade e confiança no produto que fabricam.
  3. Atendimento – Empresas com mais de 20 anos no mercado, que possuem trajetória ascendente, sem evidência de reclamações e clientes comprovadamente satisfeitos.
  4. Tecnologia – Nesse quesito o barato realmente vai onerar os bolsos do comprador. Saiba diferenciar o elevador padronizado ou de prateleira de um mais robusto, resistente a altas temperaturas, com reforço nos componentes gerais do equipamento e, principalmente, os elevadores personalizados que se encaixam em qualquer projeto respondendo de forma confiável e econômica a quaisquer especificações solucionando possíveis limitações de estrutura de uma obra ou os customizados, para casos de edificações prontas que necessitam do transporte vertical sem alterar o projeto construído.
  5. Normatização – Compre elevadores que cumprem rigorosamente padrões de segurança e requisitos legais, seguindo os padrões das Normas Técnicas. Evite fiscalizações desnecessárias, acidentes de trabalho com altas indenizações trabalhistas e inúmeras visitas técnicas sem solucionar o problema.

Nossa Sugestão

Convidamos a conhecer os equipamentos da Engetax, há 32 anos presente no mercado, e uma das marcas de maior evolução em elevadores com soluções especiais no transporte vertical e precisão no projeto.

Com uma equipe de excelência, realiza atendimento especializado com assistência técnica profissional reconhecida no mercado internacional de elevadores.

Os elevadores Engetax apresentam rigor técnico superior, já que possui coeficiente maior de durabilidade transformando o elevador num transporte com vida útil de 10 a 30 anos quando os padrões de revisões estabelecidos são mantidos. Os elevadores são mais seguros, porque a empresa preza e segue todas as especificações e Normas Técnicas adequadas.

Provedora de tecnologia estrutural, a Engetax, como empresa nacional, fornece elevadores de alta potência com vantagem comercial competitiva para o mercado brasileiro em relação às marcas estrangeiras e é capaz de equacionar as necessidades de empreendimentos de qualquer tamanho com soluções inteligentes para todos os projetos.

Quer saber mais? Consulte-nos!