Áreas como engenharia e arquitetura estão ligadas num futuro melhor. Confira um pouquinho sobre o Holcim Awards, a premiação da construção sustentável.

Há quase duas décadas, a Holcim Foundation for Sustainable Construction promove o Holcim Awards, a maior premiação da área da construção sustentável. Confira aqui no artigo um pouco sobre o evento.

É inegável o papel da sustentabilidade nas discussões sobre como a engenharia e a arquitetura devem estar preparadas para o futuro – um futuro esse que, bem… já chegou! Com a crescente preocupação mundial em torno do meio-ambiente, diversos órgãos mundiais têm utilizado grande parte do seu tempo firmando compromissos em prol de um futuro mais verde e mais saudável para todos.

Assim, faz todo sentido termos um momento em que todos nos voltamos para a apreciação de projetos que fazem isso, que inovam e que provam o valor e a importância da sustentabilidade no campo da construção. É esse o objetivo do Holcim Awards: premiar projetos inovadores ao redor do mundo.

Quando se pensa nessa tendência, de tornar áreas como a engenharia e a arquitetura mais sustentáveis, é impossível deixar de fora a inovação. O ato de pensar fora da caixa e de criar formas diferentes de se construir algo é inovador, é um passo a mais em direção ao futuro que desejamos.

O conceito de sustentabilidade tem tido um grande papel nisso tudo, uma vez que ela traz diversos benefícios, como reduções na emissão de gases na atmosfera e usos mais responsáveis de matérias-primas, o que gera menos desperdício e impacto ambiental.

O Holcim Awards: o quê, como e quando

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

 

A Holcim Foundation é uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é conscientizar profissionais quanto ao papel decisivo de áreas como a arquitetura, a engenharia e o planejamento urbano na tarefa de alcançarmos um futuro sustentável.

De acordo com o website da fundação, “o ambiente construído molda todas as nossas vidas. Também é amplamente responsável por alterações feitas pelo homem nos ecossistemas do nosso planeta. Portanto, para permitir que toda a vida na Terra seja sustentada, devemos transformar urgentemente a maneira como construímos.”

É pensando nisso que a Holcim Foundation, cuja base fica em Zurique, na Suíça, criou o Holcim Awards; para chamar a atenção do mundo para a urgência de pensarmos em formas mais sustentáveis de construir e premiar aqueles que têm dedicado suas vidas a isso, desenvolvendo projetos de ponta.

O evento é a maior premiação na área da construção sustentável. Desde duas décadas atrás, quando teve início a submissão de projetos para a primeira edição do evento – que ocorre em ciclos de dois anos (a primeira edição, por exemplo, compreendeu o ciclo de 2005-2006) –, o evento já recebeu mais de 30 mil inscrições, de 130 países diferentes.

O Holcim Awards é uma competição global, que premia projetos espalhados pelo mundo e é dividido em cinco regiões: América do Norte, América Latina, Oriente Médio/África, Ásia-Pacífico e Europa.

Em cada ciclo do evento, um prêmio total de 1 milhão de dólares é conferido aos ganhadores da vez. Esse valor é dividido para 15 ganhadores, que vencem as categorias Ouro, Prata e Bronze nas cinco regiões.

Há outros dois prêmios que são conferidos durante o Holcim Awards também. Um deles é o Next Generation, dedicado aos projetos que são desenvolvidos por estudantes ou jovens profissionais. O segundo, Innovation, é dedicado aos projetos que apresentam novas ideias, tecnologias ou métodos construtivos.

Cada região tem o seu grupo de jurados, que atua independente da Holcim Foundation. Os júris são compostos por representantes independentes e de renome regional. Cada grupo julga cada submissão a partir de quatro critérios, que são utilizados como uma forma de avaliar a sustentabilidade dos projetos.

Esses critérios são, na verdade, os objetivos que a Holcim Foundation carrega como sua visão. Todos eles recebem a mesma importância no processo de avaliação. São eles:

  • Lugares edificantes: Estruturas bonitas e espacialmente relevantes que funcionam em uníssono com o contexto e a cultura locais.
  • Planeta saudável: Estruturas que minimizam o uso de recursos, evitam emissões e incorporam soluções para reparar ecossistemas e restaurar a biodiversidade.
  • Economia viável: Planejamento financeiro que combina a viabilidade do projeto a curto prazo com a criação de valor a longo prazo.
  • Comunidades prósperas: Ambientes de vida inclusivos e acessíveis que cultivam equidade, saúde e bem-estar.

Holcim Awards 2020-2021: conheça alguns dos ganhadores

O ciclo 2020-2021 do Holcim Awards premiou diversos projetos ao redor do mundo. Vamos conhecer alguns deles!

Nas categorias Global – Ouro e Europa – Ouro, o projeto Extending the Cycle in Switzerland (Estendendo o ciclo na Suíça) levou a melhor. Desenvolvido por um time de Winterthur, na Suíça, o projeto foca na construção circular, ou seja, numa forma de construir a partir da reutilização de materiais, diminuindo a produção de resíduos e reciclando matéria-prima.

Extending the Cycle in Switzerland

Já na categoria Global – Prata, venceu um projeto da Colômbia, que já havia ganhado a competição regional, na categoria América Latina – Ouro. O projeto, Wetland Vitality in Colombia (Vitalidade das áreas úmidas na Colômbia), teve como objetivo o design paisagístico para a recuperação ambiental. O foco foram áreas como pântanos e pedaços de terra próximos a lagos, rios e mares.

Wetland Vitality in Colombia

A recuperação dessas áreas, através do design paisagístico, promoveu a sustentabilidade ambiental e social.

O terceiro lugar na competição global, na categoria Bronze, já havia ganhado um prêmio de reconhecimento dentre os projetos submetidos na região Oriente Médio/África. O projeto Cultural Interlude in Morocco (Interlúdio cultural no Marrocos) tratou do desenvolvimento de uma escola de música autossustentável e de um centro de ecoturismo para preservar a herança cultural tribal na região.

Cultural Interlude in Morocco

Você sabia que teve vencedor brasileiro nessa edição do Holcim Awards? É verdade! Dois projetos brasileiros ganharam merecido reconhecimento na premiação.

O Collective Harvest in Brazil (Colheita coletiva no Brasil) ganhou a categoria Prata na América Latina. “Uma instalação da bacia amazônica onde sistemas de baixa tecnologia e sobriedade em materiais e formas se tornam impulsionadores da produção agrícola holística”, assim foi definido o projeto no site da premiação.

Collective Harvest in Brazil

Buoyant Housing in Brazil (Moradia flutuante no Brasil) foi o segundo projeto vencedor, levando o primeiro lugar na categoria Next Generation Latin America (Próxima Geração América Latina). O projeto, inspirado na arquitetura vernacular indígena, buscou capacitar as comunidades ribeirinhas de Manaus através da construção de moradias sustentáveis.

Buoyant Housing in Brazil

O próximo Holcim Awards vem aí!

As inscrições para a próxima edição do evento já começaram! Confira o cronograma abaixo:

  • Abertura das inscrições: 6 de fevereiro a 30 de março de 2023 (14h UTC).
  • Avaliação do júri: maio/julho de 2023.
  • Verificação de candidatos: agosto/setembro de 2023.
  • Anúncio dos vencedores: 18 de novembro de 2023.

O Holcim Awards é, sem dúvidas, uma iniciativa importante para a promoção da sustentabilidade na construção. A premiação serve não apenas para reconhecer projetos de ponta e inovadores, mas também para chamar a atenção do mundo para a urgência de repensarmos as nossas práticas construtivas e buscarmos soluções mais sustentáveis.

Vale mencionar que a Holcim Foundation também promove diversos outros projetos e iniciativas com vistas à sustentabilidade na construção.

É o caso, por exemplo, do Target Zero, uma iniciativa que busca acelerar a adoção de práticas sustentáveis na construção de edifícios, e do 4R Lab, um laboratório de inovação que tem como objetivo a pesquisa de novas tecnologias e soluções para a construção sustentável.

Com a crescente conscientização sobre a importância da sustentabilidade, é de se esperar que iniciativas como essas continuem ganhando espaço e se tornando cada vez mais relevantes para a sociedade. Afinal, como a própria Holcim Foundation coloca em seu website, “o ambiente construído molda todas as nossas vidas” – e é essencial que essa moldagem seja feita de forma responsável e sustentável.