O verão já está dando as caras e o livre acesso às áreas de lazer em edifícios residenciais, condomínios, academias, hotéis e outros espaços deve ser uma realidade.

Como previsto em leis, seja na Constituição Federal ou no Estatuto da Pessoa com Deficiência, áreas de lazer em condomínios e espaços em comum devem ser adaptados para garantir uma mobilidade segura para todos

Aqui você entende mais sobre o impacto da legislação na inclusão e mobilidade, como garantir lazer inclusivo e fica por dentro de algumas dicas inteligentes que vão melhorar a qualidade de vida de todos em espaços compartilhados.

Vamos lá!

Autonomia e inclusão no lazer: atenção às Normas Técnicas e legislação vigentes

O bem-estar em diferentes espaços é um direito universal. Aqui no Brasil, esse direito é reconhecido pela Constituição de 1988 e por leis específicas, como a Lei Brasileira de Inclusão, também chamado de Estatuto da Pessoa com Deficiência.

É regra: os espaços de lazer dos edifícios já construídos devem receber reformas que derrubem as barreiras de inclusão de todos. Novos empreendimentos, por sua vez, devem ser entregues com equipamentos específicos que garantam a acessibilidade.

São equipamentos como banheiros acessíveis e seguros, pisos com sinalização tátil, rampas, corrimões e plataformas de acessibilidade para facilitar a locomoção de idosos e pessoas com mobilidade reduzida são umas das atenções. Enfim, uma série de adaptações padrão que devem ser seguidas à risca de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Síndico, nos casos em que é necessário realizar adequações estruturais, sejam reformas ou novas construções, é obrigatório apresentar em assembleia uma análise técnica contendo as informações.

5 equipamentos que garantem o lazer inclusivo em condomínios residenciais

1. Rampas de acesso.

Rampas de acesso são instalações usuais que fazem parte do dia a dia de todos. São as primeiras adequações a serem feitas.

Em espaços de lazer ou não, é importante que permitam  a mobilidade de pessoas com cadeiras de rodas, idosos e crianças. Aqui é preciso atenção às normas vigentes e itens de apoio, como corrimãos.

2. Passagens e portas adaptadas.

As portas e passagens em áreas comuns e de lazer devem atender às pessoas com cadeiras de rodas e com baixa mobilidade.

Assim como nas rampas, a atenção às normas técnicas para uma construção dentro dos padrões de utilização é indispensável. Ah, não se esqueça da experiência de utilização: maçanetas tipo alavanca são fáceis de serem utilizadas por todos!

3. Sinalização adequada.

Até mesmo os pisos em áreas comuns de lazer precisam de atenção. Pisos táteis sinalizam o caminho e indicam o acesso aos equipamentos pertinentes.

A sinalização deve estar presente em rampas, elevadores e nos pontos de acesso à piscina e outros espaços.

4. Banheiros comuns.

Áreas de lazer geralmente são acompanhadas de sanitários de utilização comum. Por isso,  é importante que o banheiro contenha barras de apoio, espaço disponível e atenda a outros critérios de acessibilidade definidos pela ABNT.

5. Elevadores e plataformas de acessibilidade

A mobilidade vertical pode ser uma barreira para muitos. É necessário, então, que equipamentos como elevadores recebam itens de acessibilidade como identificações em braile nas botoneiras e sinalização sonora.

O elevador de acessibilidade ENGETAX atende às normas de acessibilidade ABNT para uso residencial unifamiliar e uso comercial, com deslocamento suave e possibilidades de personalização, se encaixando em qualquer projeto.

As plataformas de acessibilidade padrão e cabinada ENGETAX atendem com praticidade a acessibilidade universal em todos os locais e são responsivas às normas ABNT, oferecendo um melhor custo benefício, consumo elétrico otimizado e diversas opções de conforto.

Acreditamos que o estímulo às práticas de inclusão e garantia de acessibilidade universal são o início de grandes transformações.

Orientamos os síndicos e gestores de condomínios residenciais a estimularem a empatia e a informação. Assim, conduzir obras de acessibilidade se torna uma preocupação de todos.

Este conteúdo te ajudou? Compartilhe e ajude outras pessoas também. Contribua para um mundo de inclusão!

Não hesite em procurar a orientação da equipe ENGETAX. Estamos à disposição com as melhores soluções em acessibilidade e um time comprometido. Para mais informações, entre em contato!