Produzir resultados controlados na construção civil é algo imprevisível com as variações constantes na fluidez do trabalho. Gestão de processos e produção mais eficientes são as soluções para atingir êxito no setor e uma das estratégias que têm sido adotada é o Lean Construction ou Lean Thinking (pensamento enxuto): conceito baseado na inspeção dos processos melhorando a eficiência na produtividade e nos prazos.  A concepção do Lean surgiu como forma de solucionar desafios de gestão, na Toyota (Japão), nos EUA, onde a teoria é amplamente aplicada, também usada na Grã-Bretanha, países asiáticos e na América Latina no Peru, Chile e Brasil.

Entenda o LC!

O termo criado na década de 90 mudou os rumos da gestão de processos na construção civil adaptando a tradicional metodologia de conversão às atividades de fluxo e critérios de valor considerando requisitos tanto dos clientes finais como internos.  Estima-se que cerca de dois terços (67%) do tempo gasto pelos trabalhadores em um canteiro de obras estão nas operações que não agregam valor como espera por material e retrabalhos. O Lean entende a produção como um fluxo e o objetivo é melhorar o desempenho das atividades que agregam valor (transporte e processamento) e reduzir as que não agregam como espera e inspeção. O modelo propõe transformar insumos (informações e materiais) em produtos intermediários (revestimento e estrutura) e a entrega da obra.

Empreendimentos com a equação de fundos baseada em receitas de vendas, por exemplo, interfere nos prazos da obra. O sistema Lean, neste caso, corrige problemas de ociosidade nas etapas de produção para que sejam ajustadas a uma determinada realidade com a eliminação de atividades que não agreguem valor.

Como aplicar?

Uma das ferramentas utilizadas na última década é o Last Planner. A técnica adapta o fluxo de trabalho e a variação do projeto na construção no momento certo, por isso, a tradução é último planejador, referindo-se a estruturação do desempenho dos profissionais com base na otimização de recursos a longo prazo e o nivelamento da produção.  O Last Planner System é a ferramenta principal, mas agregada ao Integrated Project Delivery, o Building Information Modeling, o 5s e o Kaizen Events, aumentam a eficácia do Lean aplicadas ao projeto.

Conheça os 6 princípios básicos do Lean Construction

Os princípios básicos do Lean Constrution orientam os planejadores a reduzir o tempo da construção, custos, alcançar maior produtividade e eficiência no gerenciamento do projeto. Então conheça os seis fundamentos básicos para alcançar esses objetivos!

1.    Ponto de vista do cliente

O que o cliente valoriza? Entender este ponto de vista é a chave do porque construir. Os envolvidos, proprietários, arquitetos, engenheiros, empreiteiro, subcontratados e fornecedores precisam moldar o projeto durante o processo de acordo com as expectativas do cliente.

2.    Fluxo de valor

Entendida a necessidade do cliente, você parte para os processos para definir o fluxo de valor, ou seja, atividade, trabalho, informação, equipamento e os materiais necessários. As etapas ou recursos que não agregam valor são removidas.

3.    Desperdício

Afaste oito tipos de desperdício numa obra:

Retrabalho – gasto de tempo e materiais;
Superprodução – quando uma tarefa é concluída antes do previsto ou antes da próxima etapa;
Ociosidade – quando os trabalhadores estão prontos pra atuar, mas os materiais não foram entregues ou a atividade prévia não foi concluída;
Talentos sem uso – profissionais com habilidades fora da função correta;
Transporte – materiais, equipamentos ou trabalhadores transferidos para um local de trabalho antes de serem necessários ou transmissão desnecessária de informações;
Inventário – excesso de estoque traduz em despesa, exige armazenamento e degradam quando não usados;
Movimento – movimento que não é necessário, como distância entre trabalhadores e ferramentas ou materiais cria o desperdício de movimento;
Processamento – ocorre quando somados recursos ou atividades que não têm valor para o cliente. Efeito que pode acontecer na tentativa de eliminar os outros tipos de desperdício;

4.    Fluxo de processos de trabalho

Uma comunicação clara entre todas as partes é essencial para alcançar o fluxo contínuo de trabalho. Fases do projeto comunicadas são essenciais para que sejam feitos ajustes no prazo correto corrigindo tempo de espera, movimentações e excesso de estoque.

5.    Puxar planejamento e agendamento

Com base na demanda downstream (refluxo), gerar a comunicação e colaboração dos subcontratados para determinar o cronograma de tarefas.

6.    Melhoria continua

A melhoria contínua é o que prega a filosofia Lean com a identificação de oportunidades que colocadas em prática durante o processo podem ser usadas para projetos futuros.

Projetos bem executados nos prazos previstos, planilhas de custos eficazes e atender ao valor que o cliente esperava são alguns dos benefícios da abordagem Lean, que incentiva cada vez mais empresas da construção civil à mudança de paradigma para um novo padrão de gestão.