A modernização de elevadores pode oferecer a melhor experiência aos passageiros.

É difícil precisar a vida útil de um elevador, mas é possível dizer que, em média, um elevador dura pelo menos 25 anos. É bastante tempo, não é verdade? Ainda assim, isso não significa que um prédio nunca precisará pensar na modernização dos seus elevadores.

Mas o que significa modernizar um elevador? De forma geral, isso significa atualizar ou trocar partes já existentes da máquina, como os controladores, as portas etc. Muitas vezes, os responsáveis por um prédio acabam optando pela modernização de um elevador quando este passa a apresentar problemas em seu funcionamento ou para fugir dos preços exorbitantes de consertos.

Além disso, contudo, os profissionais responsáveis pela manutenção de elevadores podem recomendar sua modernização também em casos em que o elevador já está muito antigo e requer peças obsoletas, difíceis ou mesmo impossíveis de se conseguir. Um elevador antigo pode, inclusive, apresentar problemas como desnível entre a cabine e o andar, mau contato nos botões e a abertura das portas com o elevador em movimento. Imagine só a dor de cabeça e os riscos envolvidos!

Modernização do elevador: primeiros passos

E como se inicia o processo de modernização de um elevador? Primeiro, é preciso que os responsáveis pelo prédio peçam à empresa que cuida dos elevadores uma proposta. Essa proposta deve incluir alguns requisitos, como, por exemplo:

  • o escopo do trabalho;
  •  uma lista dos novos equipamentos a serem adquiridos;
  • um cronograma;
  • uma lista detalhada de todos os custos.

É importante que essa proposta seja fiel àquilo que, de fato, envolverá a modernização do elevador, especialmente no que se refere aos custos.

É bom sempre buscar empresas com experiência e boas referências no mercado. A ENGETAX, por exemplo, oferece a modernização dos componentes do elevador para redução de consumo de energia, diminuição de ruídos, maior durabilidade dos componentes e redesigns dos elevadores. Busque sempre os pacotes com maior custo-benefício e que atendam às necessidades do prédio.

A administração do prédio que busca modernizar os seus elevadores pode, também, pedir propostas a outras empresas de elevadores. Assim, a administração tem a chance de tomar uma decisão melhor e mais informada, com base em mais opções. Isso também pode afetar positivamente o orçamento, uma vez que diferentes propostas podem levar a boas oportunidades de negociações.

Outro ponto importante a ser discutido é que a maioria das administrações de prédios não possui muito conhecimento técnico sobre elevadores, o que pode ser um problema. Os administradores precisam conhecer as necessidades do prédio em relação aos elevadores. Durante a negociação, é importante sempre fazer o máximo de perguntas possível, a fim de que não restem dúvidas. Algumas perguntas que os responsáveis pelos prédios devem fazer incluem:

  • O pacote de portas é incluído?
  • A máquina instalada será reutilizada ou recondicionada?
  • O equipamento utilizado será proprietário ou não?

Caso alguma proposta falhe em mencionar alguma dessas questões, cabe à administração do prédio pedir uma revisão do documento. A partir do momento em que todas as propostas apresentam um detalhamento de tudo que é necessário para a modernização dos elevadores em questão, é hora de compará-las e tomar a decisão.

Ajuda é sempre bem-vinda, mas onde consegui-la?

Uma estratégia valiosa para garantir que a melhor proposta seja escolhida quando os responsáveis não possuem conhecimento é ter a ajuda de uma consultoria em elevadores. Além disso, um consultor ou consultora pode também inspecionar a obra do início ao fim. Eles ajudam a manter tudo dentro do orçamento e cronograma e a garantir a segurança do prédio, certificando-se de que a modernização do elevador dá conta de todas as necessidades.

De modo geral, a modernização de um elevador é um projeto grande, complexo e cheio de nuances que precisam ser levadas em consideração para que tudo ocorra da melhor maneira. Ter um especialista por perto é, nesse caso, um elemento-chave para garantir o sucesso da obra.

Os tipos de modernização de elevadores

Segundo a ENGETAX, empresa com bagagem de mais de 30 anos na área de instalação e manutenção de elevadores, há dois tipos de modernização: a técnica e a estética.

A modernização técnica encontra seu foco na otimização e melhoria do funcionamento do elevador, dando mais segurança aos passageiros, reduzindo custos com manutenções por paradas frequentes e trocas de peças. Além disso, a modernização técnica pode ajudar com a diminuição do consumo de energia!

A modernização estética, por sua vez, foca na renovação do visual do elevador: pisos, revestimento de portas e cabina, acabamento… a modernização estética pode contribuir positivamente com a experiência visual do passageiro, além de valorizar os imóveis.

Conte com a ENGETAX na modernização do seu elevador!

A ENGETAX, como dito anteriormente, já conta com mais de 30 anos de experiência no ramo de elevadores. Os projetos de modernização da ENGETAX, com foco tanto nos aspectos técnicos quanto estéticos, garantem que o seu elevador passe a funcionar como se fosse novo.

Os projetos, além disso, são sempre compatíveis com a necessidade de cada cliente, garantindo elevadores modernos, seguros e adequados. Entre em contato!