A História da Arquitetura revela a criação das primeiras cidades no planeta. Das obras arquitetônicas da Antiguidade em que a estética se confundia com a História da Arte passando pelo modernismo de Bauhaus, no séc. XX, até chegar à modelagem tridimensional, muitas inovações foram criadas pelo mundo.

Projetos não construídos de Niemeyer em Israel!

Na arquitetura modernista brasileira, Oscar Niemeyer, foi um dos mais famosos na criação de obras com designer em curvas como foi o caso do Copam, na década de 50, em São Paulo. Trabalhos acadêmicos revelam que o arquiteto possuía grande quantidade de projetos não construídos. Um caso interessante é a residência Rothschild. Projetada em 1965, serviria como residência de férias do barão Edmond de Rothschild, em Cesaréia, Israel.

No site da Fundação Oscar Niemeyer, há croquis deste projeto, fotos da maquete e o desenho da planta baixa interna da casa. De frente para o mar, mas em local árido, o arquiteto se preocupou com a cobertura e as fachadas do projeto sem esquecer de integrar as necessidades internas da casa. Curiosamente, a residência foi projetada em linhas mais retas, que o tradicional estilo do arquiteto. Projeto semelhante é o da Casa Federmann.

Modelagem tridimensional revela a criação da Casa Federmann

Niemeyer pensava em se refugiar em Israel durante o golpe de 64 no Brasil. Com projetos de verticalização em Tel Aviv, que não foram bem aceitos, algumas de suas obras ficaram projetadas no papel como a Casa Federmann. Encomendado pelo magnata da área hoteleira, Yekutiel Federman, “uma simulação feita pelo site ArchDaily em parceria com o estúdio Archilogic, de computação 3D”, possibilitou um tour virtual deste projeto. Com estrutura de concreto armado, desenho mais quadrado, linhas horizontais e fachadas de vidro. A Casa Federmann possui singularidades como paredes pivotantes e planos inclinados.

A interatividade 3D

A palavra francesa Moulage é um método de criação, que permite maior liberdade ao designer e desenvolve a modelagem tridimensional estimulando formas mais dinâmicas e até inovadoras. A simulação da Casa Federmann em 3D criou a vantagem de acompanhar o desenvolvimento do projeto em realidade virtual proporcionando a exploração de todos os ângulos da casa numa experiência de ideias online. Ao mesmo tempo, que divulga a arquitetura modernista brasileira, permite a compreensão de projetos em imagens mais reais.

A modelagem da arquitetura em 3D é uma espécie de representação física em escala, que permite estudar todos os aspectos de um projeto arquitetônico e é útil para designers, arquitetos, engenheiros e planejadores urbanos.