O Seis Sigma (ou Six Sigma) se trata de uma metodologia que visa a melhoria dos resultados de uma empresa aos reduzir defeitos e ineficiências numa linha de produção ou prestação serviços.

Serve a engenheiros, administradores ou gestores de empresas ou indústrias de todos os setores que tenham interesse em melhorar seus processos produtivos.

A metodologia busca redução de ineficiências e ganhos em controle de qualidade em linhas de produção e pode ser aplicada a empresas de inúmeros setores e indústrias de quaisquer portes ou segmentos.

O método Seis Sigma apresenta uma abordagem baseada em ferramentas de estatística e métodos quantitativos para definição e solução de problemas de qualidade. Trata-se de uma abordagem com intuito de melhorar projetos existentes com pouco ou quase nenhum investimento adicional.

Os objetivos da metodologia podem ser traduzidos por redução de custos, ganhos de qualidade nos produtos ou serviços oferecidos além de aumento de satisfação e fidelização dos clientes.

A abordagem tradicional da metodologia, chamada de DMAIC, passa por cinco fases sequenciais:

  • Definição
  • Medição
  • Análise
  • Implementação
  • Controle
Fases do seis sigma

A seguir vamos tentar entender de forma resumida cada uma das etapas do Seis Sigma

Definição

Definição do escopo do projeto. Nessa etapa é importante estabelecer qual processo será melhorado. É aqui que se identifica qual o problema de qualidade com o qual se está lidando e são elencados os indicadores que precisam ser melhorados.

Medição

Nesse ponto são identificadas as saídas dos processos. Quais são e onde ocorrem as falhas? Trata-se de uma medição do atual estado do fluxo produtivo. Numa indústria poderiam ser elencados quantos equipamentos são produzidos por dia e qual a taxa de falha verificada ao final neles.

Um aspecto considerável nessa etapa é a verificação dos meios de medida. É importante entender se são os mais indicados e se são confiáveis. A abordagem Seis Sigma preza por análises com bases sólidas para poder indicar tomadas de decisão que sejam coerentes.

Até aqui temos etapas de reconhecimento e exploração de oportunidades de melhorias.

Análise

Nessa etapa, os elementos identificados na fase de Medição são testados para saber se de fato estão causando impactos no processo produtivo ou qual é a magnitude deles.

Aqui diferencia-se o que é causa do que é efeito em um mapeamento de falhas além de um estudo aprofundado da correlação entre eles. Métodos estatísticos são fundamentais para poder responder a essas questões.

Implementação

É o momento de elaborar um plano de ação. O uso das informações colhidas nas etapas anteriores permite a definição de quais alterações serão feitas. O objetivo é eliminar as causas das falhas identificadas. Aqui são feitos testes para validar as opções de melhorias.

Verificação importante é se certificar de que as melhorias propostas não vão acarretar outros tipos de falhas em outros pontos da cadeia. Por isso é importante ter um manejo bastante preciso dos fatores que estão sendo alterados.

Controle

É a medição e monitoramento dos resultados ao longo do tempo. Como agora todo o processo está mapeado, fica mais fácil atingir os indicadores desejados no início da análise.

Essa etapa envolve a documentação do processo todo com fins de padronização e para permitir que melhorias futuras possam se valer dessas experiências.

Conclusão

A abordagem Seis Sigma (ou Six Sigma) envolve a definição de objetivos de melhorias de qualidade ou redução de custos, a identificação de falhas ao longo do processo, análise de elementos que deverão sofrer interferências, implementação de mudanças e o controle das intervenções efetuadas na cadeia produtiva.

Aos interessados em certificação na metodologia, a IASSC (International Association for Six Sigma Certification) é a associação profissional que certifica os profissionais da área.