A Copa do Mundo 2022 já começou e está acontecendo no Catar. Pela primeira vez, um país árabe sedia um dos maiores eventos esportivos do planeta. 

A Copa do Mundo é um dos eventos mais populares do planeta, movimentando milhares de pessoas ao redor do mundo a cada uma de suas edições, que ocorrem a cada 4 anos. A Copa do Mundo FIFA 2022 começou no dia 18 de novembro e está acontecendo no Catar. É a primeira vez que um país árabe sedia uma Copa do Mundo.

Para o evento, o Catar reformou alguns estádios já existentes, mas também construiu outros. Trabalhando com parceria com vários escritórios de construção e arquitetura renomados, como Zaha Hadid Archutects e Foster + Partners, o Catar também acabou se envolvendo em algumas polêmicas relacionadas às condições de trabalho empregadas na construção dos estádios.

A seguir, confira um pouquinho sobre cada um dos estádios que estão sendo utilizados na Copa do Mundo FIFA 2022 no Catar.

Estádio de Al Bayt (Al Khor)

Estádio de Al Bayt (Al Khor)

Estádio de Al Bayt (Al Khor)

O estádio Al Bayt foi utilizado para a partida de abertura da Copa 2022, que viu o enfrentamento entre as seleções do Catar e do Equador.

O estádio tem o seu design inspirado por tendas e mede 200 mil m². Ultra moderno, o estádio Al Bayt tem uma aparência singular, com linhas pretas e brancas decorando o seu exterior.

O desenvolvimento do estádio priorizou a sustentabilidade. A parte superior foi projetada para ser removida após o evento, permitindo a desativação dos assentos. O estádio foi projetado por Dar Al-Handasah e tem capacidade para 60.000 pessoas. A construção começou em setembro de 2015.

Estádio de Lusail

Estádio de Lusail

Estádio de Lusail

Esse é o estádio onde ocorrerá a última partida da Copa do Mundo 2022, com capacidade para 80 mil pessoas!

O design é inspirado em tigelas artesanais encontradas em todo o mundo árabe e islâmico. Ou seja, a escolha para o design partiu das tradições e da cultura do Catar. As luzes, por sua vez, lembram as lanternas da região. O exterior dourado desaparecerá ao longo do tempo, dando a impressão de metal antigo, criando um local vivo com caráter cultural.

O estádio é resultado de uma parceria entre a HBK Contracting (HBK) e a China Railway Construction Corporation (CRCC) e foi projetado pela Foster + Partners e pela Populous.

Estádio de Ahmad Bin Ali

Ahmad Bin Ali

O design do estádio e dos seus arredores reflete a cultura local e suas tradições. A fachada, cheia de detalhes, reflete as ondulações das dunas, enquanto padrões geométricos refletem a beleza do deserto, a flora e fauna da região e o comércio local e internacional. O estádio está localizado na cidade histórica de Umm Al Afaeiin. O estádio é popularmente conhecido como Estádio de Al-Rayyan.

No mesmo loca, anteriormente, havia outro estádio, que foi demolido para dar lugar ao Ahmad Bin Ali, o qual tem capacidade para 40 mil pessoas. O novo projeto é de autoria da BDP Pattern e da Ramboll. Mais de 80% dos materiais vieram do estádio anterior, mostrando o foco na sustentabilidade, e as árvores existentes foram preservadas. Os torcedores que estiverem na região podem viajar por meio de um novo sistema de metrô ecologicamente correto em Doha.

Estádio de Al Janoub (Al Wakra)

Estádio de Al Janoub (Al Wakra) - arquitetura dos estádios

Estádio de Al Janoub (Al Wakra)

Localizado em Al Wakrah, uma das cidades ao sul do Catar mais antigas do país, o estádio de Al Janoub tem um design cativante, inspirado nas velas dos tradicionais barcos dhow do país.

A capacidade do Al Janoub será reduzida após a Copa do Mundo, com assentos doados para outros projetos esportivos em todo o mundo. O local onde está o estádio é cercado por um exuberante parque com instalações esportivas e de lazer que beneficiam a comunidade.

O estádio foi projetado pela Zaha Hadid Architects em parceria com a AECOM. A Zaha Hadid Architects afirmou: “O estádio foi projetado em conjunto com um novo recinto, para que fique no centro de uma extensão urbana da cidade, criando atividades comunitárias dentro e ao redor do estádio em dias sem eventos”.

Estádio de Al Thumama

Al Thumama - arquitetura dos estádios

Al Thumama

O estádio de Al Thumama tem um design dinâmico e imaginativo que homenageia a cultura e as tradições locais. Sua forma circular é inspirada no gahfiya, um gorro tradicional usado por homens e meninos em todo o mundo árabe.

O estádio fica perto do Aeroporto Internacional de Hamad em Al Thumana. Ele foi projetado pelo arquiteto-chefe do Arab Engineering Bureau, Ibrahim Jaidah, e construído pela Al Jaber Engineering, do Catar, e pela Tekfen Construction, da Turquia, em 2021.

O estádio tem capacidade para 40.000 pessoas. Metade dos assentos do estádio serão retirados após a Copa do Mundo e doados para outros países.

Estádio de Education City

Education City

Esse estádio está localicado na Education City da Qatar Foundation em Al Rayyan. Com capacidade para 40.000 lugares, o estádio teve seu conceito original produzido por Fenwick Iribarren e pela Arup. O time da BDP Pattern foi nomeado em 2016 como os Arquitetos Líderes encarregados de projetar e entregar o projeto de referência.

O design inovador do estádio combina com a arquitetura islâmica tradicional. Os triângulos no exterior da construção formam padrões geométricos semelhantes a diamantes que brilham quando o sol se move no céu. Um show de luzes digitais ilumina a fachada durante a noite, dando aos torcedores a oportunidade de presenciar uma incrível performance surpresa.

Estádio Internacional Khalifa

Estádio Internacional Khalifa - arquitetura dos estádios

Estádio Internacional Khalifa

Esse estádio foi renovado para a Copa do Mundo FIFA 2022. Construído inicialmente com o propósito de servir a diferentes tipos de eventos, esse estádio, que também é conhecido como o Estádio Nacional, fica em Doha e foi construído em 1976 pelo arquiteto Dar Al-Handasah.

O estádio também já foi palco de eventos esportivos anteriormente, tendo recebido a edição de 2006 dos Jogos Asiáticos, a de 2009 da ISF World School Games e a de 2011 da Copa Asiática e dos Jogos Pan-Arábicos.

Estádio 974

Estádio 974

Estádio 974

Previamente conhecido como Estádio Ras Abu Aboud, o Estádio 974 é o primeiro estádio do mundo totalmente desmontável, tendo sido feito inteiramente de 974 contêineres reciclados e aço modular, demonstrando o compromisso do Catar com a sustentabilidade econômica e com designs inspirados e inovadores.

Após a Copa, as embalagens serão reaproveitadas, fazendo do estádio 974 o primeiro local temporário na história da Copa do Mundo FIFA.

O estádio, segundo H. E. Hassan Al Thawadi, Secretário-Geral do Comitê Supremo de Entrega e Legado, “oferece o legado perfeito, capaz de ser remontado em um novo local em sua totalidade ou construído em vários pequenos espaços esportivos e culturais”.

Como pudemos ver ao longo do artigo, alguns dos estádios construídos e renovados para a Copa do Mundo de 2022 no Catar foram pensados com foco na sustentabilidade, seja porque poderão ser desmontados e reutilizados de formas diferentes em outros eventos ou porque foram construídos a partir de materiais reutilizados. Nesse sentido, a arquitetura dos estádios no Catar apontam em direção a uma arquitetura moderna e antenada às tendências de um futuro sustentável.