O estacionamento vertical automatizado se mostra uma boa estratégia de enfrentamento à congestão urbana, otimizando a mobilidade e desafogando o sistema viário dos grandes centros!

Os grandes congestionamentos pareciam ser coisa de cidade grande, mas já fazem parte do dia a dia de muitos brasileiros fora das capitais.

O processo de urbanização segue a um passo acelerado. Hoje, você não precisa morar em grandes centros para sentir na pele como o crescimento desordenado das cidades afeta a mobilidade urbana.

As cidades brasileiras cresceram formando regiões metropolitanas que, com um planejamento urbano descentralizado, agora correm contra o tempo buscando soluções em mobilidade para lidar com seus desafios diários.

Investir em alternativas que apliquem tecnologias já conhecidas ou novas pode ser uma saída!

A congestão urbana e as novas estratégias para enfrentá-la

Congestionamento

A estrutura das grandes cidades já é muito antiga para suportar as novas necessidades de um sistema de trânsito cada vez mais conturbado.

Nesse cenário, as políticas públicas de otimização das vias e do transporte público que poderiam melhorar a situação acabaram agravando outro problema: a necessidade crescente por estacionamentos de automóveis e veículos não motorizados.

Parte considerável dos automóveis que participam do congestionamento estão apenas buscando estacionamento.

Mas com a redução das áreas disponíveis para construção e o aumento do preço do metro quadrado no Brasil, precisamos de soluções criativas que consigam armazenar mais veículos em um espaço reduzido.

Nesse sentido, o estacionamento vertical automatizado se revela como um bom investimento com alto poder de retorno.

Sistemas de estacionamento através de elevadores são aplicáveis em diferentes espaços e situações, possibilitando a criação de estacionamentos verticais que podem facilmente suportar centenas ou milhares de veículos.

Além de versáteis, otimizam espaço e agilizam a entrada e saída de veículos. Os elevadores para estacionamentos verticais são interessantes e lucrativos.

Em cidades inteligentes, por exemplo, é possível a integração de tecnologias de compartilhamento de informação (ou IoT) em edifícios automatizados. Assim, os automóveis em busca de estacionamento saberiam em tempo real a localização da vaga mais próxima, redirecionando os grandes fluxos de veículos e desafogando as vias principais.

Garagem América: o primeiro estacionamento vertical da cidade de São Paulo

Você já deve ter visto estacionamentos verticais em seriados, filmes futuristas, games ou até na vida real.

Eles não estão presentes em todas as cidades e são mais comuns em grandes centros, mas são uma tendência que está no ar há um bom tempo.

Em 1950 havia menos carros em circulação e os estacionamentos verticais não eram considerados boas alternativas à crescente necessidade por áreas de estacionamento em São Paulo. Nesse período um empresário se ligou que a frota de veículos em circulação na capital iria aumentar consideravelmente. Assim, em 1954, o edifício Garagem América foi construído.

Na época, um pouco mais de 50 anos atrás, o terreno e a viabilidade financeira não permitiam o desenvolvimento de um edifício automatizado, mas a localidade estratégica permitia o uso de rampas.

No fim das contas o estacionamento vertical apresentou ótimos resultados e está presente em São Paulo até hoje, reconhecido como patrimônio histórico devido às suas características arquitetônicas e importância no desenvolvimento da cidade.

Estacionamentos verticais, edifícios históricos e o papel do retrofit

estacionamento vertical e retrofit

Lembra quando falamos sobre a redução dos espaços disponíveis para construção e o aumento do preço do metro quadrado no Brasil?

Pois bem, em um cenário como esse, reservar um espaço ao lado de um grande edifício para a construção de um estacionamento vertical pode ser salgado para o bolso da iniciativa privada.

Então a reestruturação de garagens, estacionamentos ou outros edifícios se mostra uma alternativa mais barata.

No retrofit, com as estratégias certas, não são necessárias muitas mudanças no edifício para a instalação de um estacionamento vertical.

Quando pensamos em bens tombados, a lógica é quase a mesma. O retrofit renova elementos arquitetônicos de edificações históricas valorizando o espaço construído. Esse processo dá abertura para que novas tecnologias tornem o local mais seguro e melhorem o seu desempenho energético e operacional.

Mantendo os aspectos estruturais do bem e pensando soluções que reduzam o uso de recursos naturais, o retrofit reduz os custos das intervenções e diminui o desperdício de materiais.

Para que um projeto desse tipo tenha sucesso é preciso levar em consideração a legislação vigente, as especificações construtivas do imóvel e todo o ecossistema que o cerca, incluindo as avenidas, as residências e as pessoas.

Apostar em um estacionamento vertical automatizado é um bom negócio do ponto de vista financeiro.

Há, então, um caminho lógico que pode ser percorrido: esses sistemas aumentam a rentabilidade economizando espaço e custos com rampas, locais de circulação, segurança etc. O sistema em si oferece muito mais segurança do que estacionamentos convencionais, tanto para os veículos quanto para os usuários.

Engequick Parking inovação em elevadores para estacionamentos verticais: tecnologia, design, durabilidade e economia

De 12 a 18 metros quadrados somado a área de manobra: esse é o espaço que um veículo comum precisa em um estacionamento convencional.

Esse mesmo veículo ocupa apenas 1,7 metros quadrados em um estacionamento vertical automatizado. A diferença é realmente gigante!

Mobilidade e congestão urbanas são questões urgentes. E a nova tecnologia da Engetax é uma possível solução.

A nossa tecnologia de estacionamento vertical automatizado conta com uma estrutura metálica modular que facilita o alojamento dos carros numa espécie de “prateleira” gigante de veículos.

Versátil e funcional, nossa instalação metálica com até quatro pavimentos, semelhante a um edifício – apenas com as vagas – estaciona cerca de 60 carros em um espaço de 100 metros quadrados!

O estacionamento vertical automatizado pode ser instalado em terrenos próprios ou alugados cujos proprietários pagam apenas o IPTU do terreno.

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