Caso você seja um amante de games 3D, a renderização arquitetônica em tempo real não é mais novidade. No mundo da arquitetura, essa tecnologia facilita a vida de arquitetos, engenheiros, designers e artistas 3D que trabalham em ambientes cada vez mais competitivos.

Agora, eles podem explorar imagens, vídeos ou modelos para estudar a interação da luz, dos materiais, da geometria, do ambiente e fazer ajustes em tempo real em cada projeto.

A renderização arquitetônica em tempo real (ou visualização arquitetônica em tempo real) cria imagens tridimensionais fotorrealistas de um projeto arquitetônico.

O objetivo é mostrar, em experiência realista, como o espaço, edifício ou até a cidade será antes mesmo da sua construção.

Hoje é possível criar uma renderização arquitetônica em tempo real, com ferramentas que se conectam diretamente ao seu software BIM ou CAD.

Os arquitetos podem convergir tecnologias de Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA) ou Realidade Mista em busca de resultados ainda mais fascinantes, com novas possibilidades para apresentação e colaboração imersivas com clientes e parceiros.

Descubra agora os tipos mais comuns de visualização na arquitetura e conheça os benefícios da renderização arquitetônica em tempo real.

Quais são os tipos de renderização arquitetônica mais comuns?

Exterior rendering (visualização externa):

Exterior rendering

Os fatores de luz, sombreamento e reflexão são os mais explorados na criação de uma renderização externa. Esse tipo transmite como uma construção se relaciona com o ambiente e as pessoas ao seu redor.

Os clientes podem visualizar o projeto de qualquer ângulo, entender os benefícios e estabelecer uma conexão emocional com o que é apresentado.

Interior rendering (visualização interna):

Interior rendering

Detalhes como piso, móveis e iluminação ajudam a otimizar o espaço. As renderizações de interiores sugerem como seria trabalhar ou viver em determinado espaço.

Imagens fotorrealistas transmitem a amplitude e a sensação real em interagir com os elementos do projeto. Os detalhes da atmosfera e das texturas do ambiente contam muito.

Renderização aérea:

Renderização aérea

Vistas panorâmicas oferecem uma perspectiva dinâmica e uma experiência imersiva para uma melhor compreensão da paisagem e dos edifícios circundantes.

Permite que clientes e investidores explorem o local, experimentem o efeito geral, analisem todos os detalhes e se movimentem livremente pelo espaço.

Quais são os benefícios da visualização arquitetônica em tempo real?

Demonstre valor e competitividade aos seus clientes:

Clientes e investidores podem ter uma visão completa do projeto proposto com renderizações 3D totalmente detalhadas e exploráveis, dando a eles uma ideia de como ele será executado, justificando suas especificações.

A experiência imersiva facilita a comunicação e a colaboração com os clientes, para que eles tenham uma visão clara do que estão recebendo antes mesmo de os primeiros tijolos serem colocados.

As pessoas podem visualizar como interagir com a construção em sua vida diária e entender o valor do investimento, facilitando a venda dos seus projetos.

Reduza os custos e o tempo de trabalho nos estágios iniciais do projeto:

Um software que se conecta aos seus modelos BIM dispensa custos com renderizações terceirizadas. Lide com tudo internamente criando visualizações rapidamente e acelerando a tomada de decisões do projeto.

Os interessados podem se envolver com o projeto desde as fases iniciais de planejamento e design, alimentando suas ideias em tempo real com feedbacks que melhoram a eficiência dos seus fluxos de trabalho.

Consiga insights detalhados e identifique problemas facilmente:

Os softwares de renderização disponíveis usam algoritmos avançados para produzir efeitos ambientais mais realistas para visualizações arquitetônicas.

Imagine poder controlar até a intensidade e os ângulos da luz natural, simulando com precisão as interações do ambiente com o seu projeto.

Tudo isso e muito mais já é possível para que você determine como serão as experiências e a relação de conforto das pessoas com o ambiente construído, detectando possíveis problemas que podem interromper o seu processo de construção no futuro.

A renderização arquitetônica em tempo real se tornou a principal companheira dos grandes escritórios de arquitetura e design, beneficiando a equipe e seus fluxos de trabalho durante o desenvolvimento, a escolha de materiais e a aprovação de projetos.

Os clientes e as partes interessadas também ganham, entendendo melhor as soluções propostas e dando seu toque, em tempo real, nas dinâmicas do projeto.

Você acha que essa realidade pode tornar seus projetos mais competitivos e persuadir seus clientes mais difíceis? A integração de VR e AR às técnicas de renderização arquitetônica são possíveis no agora? Deixe sua opinião nos comentários!